O que é viés do ponto cego?

Viés do ponto cego é um viés cognitivo que nos leva a identificar vieses cognitivos nos outros com maior facilidade do que em nós mesmos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, se refere à tendência de se ver como menos tendencioso do que as outras pessoas.

A partir do viés do ponto cego somos levados a ver e identificar como outras pessoas estão sendo influenciadas por forças e informações externas, mas somos incapazes de ver ou identificar nós mesmos somos influenciados pelas mesmas forças.

Por exemplo, é fácil ver um amigo sendo influenciado por um político ou líder religioso que você não apoia. 

No entanto, o viés de ponto cego faria com que você fosse menos provável ou incapaz de identificar influências semelhantes de um político ou líder religioso que você gosta.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o viés do ponto cego?

Curiosamente, as pessoas costumam acreditar que são menos tendenciosas do que seus pares. 

De acordo com um estudo publicado na revista Management Science, quase todas as pessoas sofrem de viés do ponto cego. 

Dos 661 participantes, apenas uma pessoa afirmou ser mais tendenciosa do que a média. 

A maioria dos participantes do estudo, aproximadamente 85 por cento, realmente acreditava que eram menos tendenciosos, independentemente de terem ou não uma tomada de decisão imparcial.

Essa suscetibilidade ao viés do ponto cego é generalizada e não está relacionada à inteligência, auto-estima e capacidade real das pessoas de fazer julgamentos e decisões imparciais.

Uma das razões para o viés do ponto cego são a crença e o desejo de sermos mais inteligentes do que os outros, o que nos induz a acreditar que somos pensadores racionais e lógicos.

As pessoas percebem que ser tendencioso não é uma qualidade desejável, então elas tendem a ver suas próprias decisões como sendo o resultado de pura lógica e razão.

A realidade é que muitos dos processos mentais que envolvem a tomada de decisão são inconscientes, então as pessoas tendem a não estar cientes de como heurísticas e vieses cognitivos afetam as escolhas que fazem. 

Mesmo quando as pessoas ficam cientes de alguns de seus próprios preconceitos, muitas vezes acham difícil controlar ou mudar.

Efeitos do viés do ponto cego

O viés do ponto cego tem um efeito significativo no comportamento.

Quando os médicos recebem presentes de empresas farmacêuticas, eles podem alegar que os presentes não afetam suas decisões sobre qual medicamento prescrever, porque não se lembram dos presentes influenciando suas prescrições. 

No entanto, se você perguntar a eles se um presente pode influenciar inconscientemente as decisões de outros médicos, a maioria concordará que outros médicos são inconscientemente influenciados pelos presentes.

Essa disparidade é o viés do ponto cego que afeta a avaliação da grande maioria das pessoas, e praticamente em todas as áreas da nossa vida.

As doações políticas podem ser outro exemplo de como funciona o viés do ponto cego. 

Os políticos frequentemente acusam outras autoridades eleitas de serem influenciadas por doações de lobbies, mas insistem que seus próprios votos em certas questões não são influenciados por quem faz ou não doações para suas campanhas.

Pesquisadores descobriram que as pessoas que tendem a ser mais afetadas pelo viés de ponto cego também são:

  • Menos propensas a aceitar conselhos de outras pessoas, sejam elas colegas ou especialistas;
  • Menos propensas a aprender com cursos e treinamentos que reduziria os preconceitos e os ajudaria a tomar melhores decisões.

Muitas pessoas que são altamente tendenciosas não apenas acreditam que são menos tendenciosas do que seus pares, elas também são mais propensas a ignorar a contribuição de especialistas e resistir aos esforços para reduzir seus preconceitos.

Essas descobertas podem ser particularmente relevantes hoje em dia, principalmente diante dos esforços de combate às teorias da conspiração na política e sociedade, alimentadas por um pensamento tendencioso. 

Resumindo, as pessoas não apenas mantêm essas crenças cegas para seus próprios preconceitos, mas também não são receptivas a informações que possam corrigir seus pensamentos errôneos.