O que é viés de soma zero?

Viés de soma zero é um viés cognitivo que faz com que as pessoas acreditem incorretamente que os ganhos de uma parte são diretamente contrabalançados pelas perdas de outras partes. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, é quando temos a percepção de que as situações são dispostas como um jogo de soma zero, no qual o ganho de um representa a perda de outro. 

Esse viés pode moldar o pensamento e o comportamento das pessoas em uma variedade de situações, tanto em uma escala individual quanto social.

É por afetar a nossa racionalidade que devemos buscar entender melhor como funciona o viés de soma zero.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o viés de soma zero?

O viés de soma zero faz com que as pessoas acreditem que para alguém ganhar algo, outra deve perder algo equivalente.

Esse viés incentiva a crença em uma  natureza antagônica das relações sociais. 

Geralmente pode-se dizer que afeta as pessoas em duas escalas:

  • Escala individual: quando as pessoas erroneamente assumem que há  competição intragrupo (dentro de um mesmo grupo social) por um determinado recurso.
  • Escala do grupo: quando as pessoas presumem erroneamente que há  competição entre grupos diferentes por um determinado recurso.

É importante ter em mente que existem, é claro, situações que são de fato soma zero, o que significa que quaisquer ganhos de uma parte são diretamente compensados ​​pelas perdas de outras partes. 

No entanto, o problema com o viés de soma zero é que ele faz com que as pessoas acreditem que as situações são de soma zero, quando esse não é realmente o caso.

Viés de soma zero na economia

O viés de soma zero é muito comum de ocorrer quando analisamos o comportamento do consumidor na vida real.

Por exemplo, os consumidores costumam ter uma abordagem de soma zero quando avaliam produtos diferentes.

Uma vez que as pessoas tendem a supor que, se um produto é superior em uma dimensão, ele deve ser inferior em outras dimensões. 

Isso significa, por exemplo, que as pessoas podem presumir que se um produto for durável, ele terá um desempenho insatisfatório.

Também podem presumir que se um produto for designado como ecologicamente correto, terá durabilidade insatisfatória.

O viés de soma zero também pode afetar a forma como as pessoas veem as negociações e trocas.

Há situações em que as pessoas acabam supondo, erroneamente, que sempre deve haver uma pessoa que se beneficia mais com a realização de uma negociação.

Isso ocorre mesmo em situações em que ambas as partes se beneficiam em igual grau, mas de maneiras diferentes.

Isso significa, por exemplo, que as pessoas podem presumir que, quando alguém vende um serviço ou um produto para outra pessoa, o vendedor ou o comprador deve estar perdendo como resultado da troca.

Como evitar o viés de soma zero

Apesar do viés de soma zero afetar todas as pessoas, de forma inconsciente, há algumas coisas que podemos fazer para reduzir sua incidência na nossa mente.

A primeira forma para atenuar esse viés é identificar as situações em que você pode vivenciá-la

Isso inclui casos em que você acredita que uma determinada situação é de soma zero, o que significa que os ganhos de qualquer parte no cenário são diretamente compensados ​​pelas perdas das outras partes envolvidas.

Depois de identificar essas situações, tente avaliá-las e determinar se são realmente de soma zero ou não. 

Como você fará isso dependerá da situação e dos motivos pelos quais você acredita que a soma é zero.

Por exemplo, se você deseja comprar um novo computador e se pega pensando que é impossível que uma opção seja melhor tanto em termos de preço quanto em termos de qualidade.

Pergunte-se por que você acha que esse é o caso, e tente usar informações adicionais, como avaliações de usuários, para determinar se sua intuição inicial era ou não justificada.

Outro exemplo é quando alguém está lhe oferecendo uma negociação que o deixa desconfiado das motivações dele.

Neste caso, tente ver as razões para querer prosseguir com a negociação e lembre-se de que essas razões podem ser diferentes das suas, o que pode ajudá-lo a ver que a negociação pode ser benéfica para ambos simultaneamente.

Por fim, você também pode tentar usar algumas técnicas gerais de  redução de vieses cognitivos.

Um método bastante indicado é o de desacelerar seu processo de raciocínio, a fim de se ajudar a superar sua suposição intuitiva inicial de que as situações que você encontra são de soma zero.

Como todo viés cognitivo surge de atalhos mentais, que têm por finalidade acelerar e simplificar a avaliação e tomada de decisão, ter um pouco mais de calma e paciência pode ser útil para inibir estes processos.