O que é Viés de Sobrevivente?

Viés de sobrevivência descreve nossa tendência de focar nas pessoas ou coisas que tiveram sucesso em algum tipo de processo de seleção e esquecer outros fatores importantes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, este viés ocorre quando selecionamos apenas os “sobreviventes” - aqueles que superaram o resto - e chegamos a conclusões com base em seus atributos.

Como consequência, o viés de sobrevivência nos leva a negligenciar todo o conjunto de dados, incluindo aqueles com características semelhantes mas que não deram certo. 

O problema de ser vítima do viés de sobrevivência é que isso turva a nossa racionalidade, inibindo de encontrar chegar à causa raiz de um problema.

É muito comum nos inspirarmos em empreendedores de sucesso e achar que podemos ter o mesmo resultado apenas ao replicar seus passos.

Porém, nestes casos, é também muito comum não levarmos em conta aqueles empreendedores que fizeram a mesma coisa mas que fracassaram em alavancar um negócio.

Compreender o viés de sobrevivência, e como ele pode obscurecer o nosso julgamento, é a chave para ter um pensamento mais aguçado e crítico.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o viés de sobrevivente?

Como todo viés cognitivo, o viés de sobrevivência nos induz a avaliações erradas e, consequentemente a tomadas de decisões problemáticas

O exemplo mais famoso de viés de sobrevivência data da Segunda Guerra Mundial

Na época, os militares americanos pediram ao matemático Abraham Wald que estudasse a melhor forma de proteger os aviões de serem derrubados. 

Os militares sabiam que a armadura ajudaria, mas não poderia proteger todo o avião ou seria muito pesada para voar bem. 

Inicialmente, o plano era examinar os aviões que voltavam do combate, ver onde eram mais atingidos - as asas, ao redor do artilheiro da cauda e no centro do corpo - e então reforçar essas áreas. 

Mas Wald percebeu que eles haviam sido vítimas do viés da sobrevivência, porque sua análise estava perdendo uma parte valiosa do quadro: os aviões que foram atingidos, mas que não conseguiram voltar. 

Como resultado, os militares planejavam blindar precisamente as partes erradas dos aviões. 

Os buracos de bala que eles olhavam indicavam na verdade as áreas que um avião poderia ser atingido e continuar voando - exatamente as áreas que não precisavam de reforço.

Viés de Sobrevivente no empreendedorismo

Um dos campos mais fáceis de encontrar exemplos do viés de sobrevivência é no empreendedorismo.

Frequentemente, nossa atenção é atraída para pessoas que alcançam o sucesso "apesar das probabilidades" ou "assumem grandes riscos".

Por exemplo, vários bilionários de hoje - Bill Gates e Mark Zuckerberg, por exemplo - alcançaram seu sucesso apesar de nunca terem entrado ou terminado a universidade. 

É fácil entender o apelo de histórias como essa. 

Ouvir sobre pessoas de sucesso desafiando as probabilidades é encorajador: se elas alcançaram riquezas sem universidade, é fácil de acreditar, então certamente eu também posso. 

Diante disso, várias pessoas optam por não ir à universidade ou se especializar com algum curso técnico.

Este, portanto, é um exemplo típico do viés de sobrevivência

Se você olhar para todos aqueles que não buscaram uma preparação adicional após o ensino médio, verá que as coisas são bem diferentes.

Em 2018, a taxa de emprego para graduados no Reino Unido era de 88% e 72% para não graduados. 

O salário médio anual para um graduado era £34.000 e £24.000 para um não graduado. 

Embora a universidade não seja necessária para ser rico, olhar para o quadro todo, e não apenas para os sobreviventes, deixa as coisas mais claras. 

Problemas do viés de sobrevivente

O perigo de basear sua compreensão do mundo naqueles que "venceram as probabilidades" ou tiveram sucesso em assumir grandes riscos torna-se claro se você considerar cuidadosamente a lógica dessas frases. 

Essas pessoas não representam o quadro geral e, portanto, deve-se ter o cuidado de imitá-las. 

Afinal, se todos estavam tendo sucesso ao assumir um grande risco, não poderia ter sido um risco tão grande, nem as chances eram tão assustadoras.

Resumindo, somos tentados a pensar que o sucesso se deve a características particulares que podem ser imitadas, esquecendo que, às vezes, o sucesso também pode depender da sorte.

Por isso, a melhor forma de evitar ser levado pelo viés de sobrevivente é tentar sempre aprender tanto com aqueles que tiveram sucesso quanto com os que fracassaram.

Enquanto os casos positivos nos mostram como o enfrentamento dos riscos pode gerar bons resultados, os negativos podem nos indicar caminhos que devemos evitar para ser mais um número na estatística de insucessos.