O que é viés de risco zero?

Viés de risco zero é um viés cognitivo que nos induz a ter uma preferência por certeza absoluta, em vez de se aventurar em alternativas mais incertas e arriscadas. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Posto de outra forma, tendemos a optar por situações em que possamos eliminar totalmente o risco, em detrimento de alternativas que possam oferecer maior retorno mas com um certo nível de risco.

Este viés é muito presente no comportamento de pessoas avessas ao risco, no que se refere à decisões de investimentos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o viés de risco zero?

O viés de risco zero é um viés cognitivo que afeta a nossa racionalidade com a qual avaliamos as opções de investimentos.

Muitas pessoas são tão avessas ao risco que dão um peso desproporcional para a segurança e a garantia em relação ao dinheiro aplicado.

Buscar segurança nos nossos investimentos é sempre uma coisa positiva, pois trabalhar e juntar dinheiro não é brincadeira.

Entretanto, não podemos focar apenas nos riscos, visto que o lado da rentabilidade também é um fator importante. 

Na prática, o viés de risco zero faz com que as pessoas deixem de deliberar sobre as probabilidades exatas dos eventos.

Comparemos duas opções de investimento:

  1. Poupança, com rendimento de 6% ao ano e risco zero;
  2. Uma carteira de ações, com 50% de chances de valorizar 50% e 30% de não valorizar nada e 20% de desvalorizar 20%.

Frente a este cenário, o investidor que for afetado pelo viés de risco zero não pensará duas vezes antes de decidir por investir todo seu capital na poupança.

Ele fará isso sem mesmo calcular o ganho esperado da carteira de ações, que é de 21%.

Esse cálculo pode ser feito da seguinte forma:

Ganho esperado = (150 x 0,5) + (100 x 0,3) + (80 x 0,2) = 121

Neste caso, se o investidor fosse racional, ele definitivamente optaria por investir na carteira de ações, ao invés da poupança.

Obviamente, devemos lembrar que aqui estamos considerando a possibilidade de fazer o cálculo das probabilidades objetivas.

Na vida real sabemos que esta distribuição não é conhecida, de modo que o cálculo é subjetivo.

Entretanto, mesmo que o investimento em ações seja totalmente incerto, não há motivos para não tentar uma diversificação em busca de ganhos maiores.

Causas do viés de risco zero

Como muitos vieses cognitivos, o viés de risco zero é um atalho mental. 

A narrativa comum por trás desses atalhos é que eles reduzem a tensão cognitiva ao fornecer uma resposta automática e segura para um problema que, por vezes, pode ser complexo. 

Em vez de ter que calcular a solução ótima, algo que exigiria muito tempo e energia, optamos pela escolha com menos esforço e incerteza.

Um conceito clássico da economia comportamental que pode ajudar a explicar a atratividade do risco zero é a aversão à perda. 

A teoria de Kahneman e Tversky nos fornece uma explicação mais detalhada, sugerindo que as perdas são maiores do que os ganhos. 

Ao evitar completamente o risco, estamos eliminando a possibilidade de perda, o que pode ser reconfortante o suficiente para se tornar mais valioso do que uma probabilidade aumentada de ganho.

Ou seja, mesmo que os ganhos sejam poucos, muitas pessoas ficam confortáveis apenas por saber que não perderão dinheiro.

Caso queira saber sobre o tema, e seus impactos nos investimentos, saiba que temos um artigo completo sobre vieses cognitivos aqui no site.