O que é Viés de Limitação?

Viés de Limitação é um viés cognitivo que nos induz a superestimar as nossas capacidades de controlar comportamentos impulsivos.

Ou seja, tendemos a acreditar que temos a capacidade de controlar nossos desejos sempre que quisermos.

Por exemplo, compramos coisas supérfluas sempre que desejamos, mas acreditamos poder inibir este comportamento caso a situação financeira não esteja favorável.

Há também pessoas que acreditam poder diminuir a ingestão de calorias ou álcool sempre que for necessário, para preservar a saúde.

Entretanto, nem sempre essas atitudes são verificadas na prática.

Somente quem passa por uma situação de alcoolismo, obesidade ou apresenta algum transtorno mental que o leva a consumir compulsivamente sabe da dificuldade de controlar tais impulsos.

Se controlar a ingestão de calorias, por exemplo, fosse algo tão fácil, não teríamos dados alarmantes sobre obesidade e sobrepeso no Brasil.

Em pesquisa feita pelo IBGE mostrou que a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no país entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%.

Já o excesso de peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O que são vieses cognitivos?

Para entender o viés de limitação, primeiramente precisamos entender o que é um viés cognitivo.

Viés cognitivo é um conjunto de limitações inconscientes que induzem as pessoas a erros de julgamento.

Esse fenômeno psicológico afeta a racionalidade e a precisão das decisões e julgamentos. 

Os vieses cognitivos podem ser causados ​​por uma série de coisas diferentes, como heurísticas (atalhos mentais), pressões sociais e emoções.

Estes fatores são resultados da nossa limitação cognitiva e da necessidade da mente em fornecer respostas para as diversas situações complexas do dia a dia.

O cérebro humano é um instrumento muito poderoso para avaliar e tomar decisões. Porém ele é sujeito a limitações. 

Os vieses cognitivos geralmente são resultado da tentativa do nosso cérebro de simplificar o processamento de informações. 

Esse fenômeno psicológico nos induzem a preconceitos que funcionam como regras básicas para ajudar a entender o mundo e tomar decisões com relativa rapidez.

Como funciona o viés de limitação?

Como parte dos vieses cognitivos, o viés de limitação é impactado por fatores emocionais que inibem nossa racionalidade.

O sentimento de saciedade é muito forte, ao ponto de induzir nossa avaliação e tomada de decisão sobre vários fatores.

Quem sofre com a obesidade tende a ver na comida uma satisfação enorme, de modo que seja compelido a ingerir calorias em excesso, além do que o corpo necessita. 

Entretanto, nem sempre a nossa capacidade de enfrentar nossos desejos é evidente. 

É aí que age o viés de limitação.

Quem sofre com a obesidade, por exemplo, sabe muito bem do seu problema de controlar a ingestão de comida, mas o mesmo não ocorre com quem é viciado em compras.

Quem compra por impulso acredita que poderá controlar suas despesas sempre que quiser.

Porém, em uma situação de restrição financeira poderá se deparar com uma dificuldade em limitar seu comportamento consumista.

Como resultado, a pessoa pode ser levada a contrair dívidas que poderão ser pagas, e criar uma situação irreversível.

Além disso, o viés de limitação não afeta apenas quem tem problemas sérios, como os que mencionamos aqui.

Isso pode afetar qualquer um de nós.

Quem nunca foi passear no shopping acreditando que não seria induzido pelas vitrines chamativas?

Quem nunca foi num bar com os amigos com a intenção de beber apenas uma cervejinha e saiu de lá bêbado?

Há também aqueles(as) que aceitam convites de ex-namorados(as) para sair, acreditando ser apenas para conversar e botar as novidades em dia. A tendência é quase sempre terminar o encontro em outro lugar, não é mesmo?