O que é Viés de Congruência?

Viés de Congruência é um viés cognitivo que nos induzem a dar preferências para hipóteses que confirmam nossas opiniões.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse viés é semelhante ao viés de confirmação, que descreve como as pessoas naturalmente favorecem informações que confirmam suas crenças previamente existentes.

Estes conceitos foram descobertos pelo campo da psicologia cognitiva, tendo sido bastante aplicados na área de economia e finanças comportamentais.

Assim como o viés de confirmação, o viés de congruência vem à nossa mente porque é uma forma eficiente de processar informações, promove a auto-estima e alivia o estresse, eliminando conflitos e contradições.

Entretanto, pode ocorrer de causar efeitos negativos em nossas vidas, principalmente no que tange os investimentos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Viés de Congruência?

Em termos gerais, o viés de congruência se remete à tendência das pessoas de testar e buscar validar apenas as hipóteses que sustentam seus interesses.

O viés de congruência afeta as percepções e a tomada de decisões em todos os aspectos da vida, mas pode criar problemas específicos para os investidores. 

Ao testar uma estratégia de investimento, eles podem, de maneira inconsciente, procurar ou favorecer informações que apoiem ​​suas noções preconcebidas.

Ao ignorar a existência de outras estratégias, os investidores podem seguir testando a mesma estratégia indefinitivamente, acreditando que ela é a melhor de todas e que é a única possível para gerar bons resultados.

Com isso, acabam deixando de lado, ou subestimando, o poder de outras estratégias. 

O resultado é um comportamento tendencioso e falsamente fundamentado.

O viés de congruência pode, portanto, fazer com que as pessoas analisem informações e tomem decisões de forma errada.

A melhor forma de fugir do viés de congruência é reconhecer a possibilidade de nossa hipótese estar errada e aceitar a validade de hipóteses alternativas.

Por isso, tenha sempre em mente mais de um plano para os seus investimentos.

O viés de congruência age sempre em conjunto com o viés de confirmação. Vejamos um pouco sobre este viés para que possamos entender melhor como nossa mente pode sabotar nossos resultados.

Como funciona o viés de confirmação?

Como já dito, o viés de confirmação descreve nossa tendência de privilegiar informações que confirmam suas hipóteses de interesse.

O viés de confirmação pode aparecer de diversas formas na nossa mente.

Pesquisa enviesada

Esse tipo de viés de confirmação está relacionado à prática de tomar uma decisão ou adotar uma visão e, em seguida, buscar informações que a apoiem. 

Interpretação enviesada

O viés de confirmação tende a nos induzir a produzir interpretações enviesadas.

Isso está relacionado a como as pessoas processam e avaliam os dados. 

Normalmente, as evidências contrárias às nossas ideias pré concebidas causam desconforto e, portanto, são ignoradas ou recebem pouca consideração.

Enquanto isso, as evidências de confirmação são aceitas sem críticas. 

Essa disparidade na interpretação das informações explica por que as pesquisas tantas vezes falham em mudar a opinião das pessoas sobre os mais diversos tipos de questões.

Recuperação tendenciosa

Este tipo de viés de confirmação está relacionado à memória. 

Geralmente as pessoas se lembram das coisas de maneira seletiva, e muitas vezes essa seletividade serve para apoiar as crenças atuais.

Em outras palavras, lembramos o passado de uma forma que reforça nossas crenças do presente

Inclusive, algumas teorias sugerem que as informações que confirmam nossos preconceitos têm maiores probabilidades de permanecerem em nossas memórias.

Já as informações que contradizem nossas ideias têm mais probabilidade de serem esquecidas ou reprimidas.

Viés de Congruência nos investimentos

Os especialistas na área de finanças comportamentais descobriram que os princípios do viés de congruência se aplicam completamente ao comportamento de muitos investidores. 

Como os investidores buscam testar apenas suas hipóteses de interesse, ignorando outras realidades, eles podem distorcer o valor de suas decisões com base em seus próprios interesses. 

O viés de congruência ajuda a explicar por que os investidores continuam seguindo as mesmas estratégias sem que se tenha qualquer resultado positivo, como operar day-trade através de métodos não comprovados. 

No caso dos investimentos, muitos assumem que aquela estratégia é a melhor e farão de tudo para confirmar sua hipótese, selecionando apenas casos e informações que confirmem esta crença.

Os investidores devem estar cientes de sua própria tendência para os vieses de confirmação e congruência para que possam superar tomadas de decisão ruins, oportunidades perdidas e evitar serem vítimas da sua própria mente.

A melhor forma de superar estas armadilhas é ter humildade e sempre considerar que possamos estar errados.

Assumir a existência de outras hipóteses, estratégias ou opiniões, e que estas são sempre possíveis de estarem corretas, pode nos ajudar a sermos flexíveis e enxergar nossos próprios erros.

Por isso, sempre busque estudar os vieses cognitivos para entender os erros da sua própria avaliação e ajustar-se quando necessário.

Caso queira aprender um pouco mais sobre os vieses cognitivos que atrapalham nossos investimentos, saiba que temos um artigo completo sobre o assunto aqui no site.