O que é Viés de Confirmação?

Viés de confirmação é um viés cognitivo que descreve como as pessoas naturalmente favorecem informações que confirmam suas crenças previamente existentes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Este conceito foi descoberto pelo campo da psicologia cognitiva, tendo sido bastante aplicado na área de economia e finanças comportamentais.

O viés de confirmação vem à nossa mente porque é uma forma eficiente de processar informações, promove a auto-estima e alivia o estresse, eliminando conflitos e contradições.

Entretanto, pode ocorrer de causar efeitos negativos em nossas vidas, principalmente no que tange os investimentos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Viés de Confirmação?

Em termos gerais, o viés de confirmação se remete à tendência das pessoas de pesquisar, interpretar e reter ativamente informações que correspondam a suas ideias e crenças preconcebidas.

O viés de confirmação afeta as percepções e a tomada de decisões em todos os aspectos da vida, mas pode criar problemas específicos para os investidores. 

Ao pesquisar um investimento, eles podem, de maneira inconsciente, procurar ou favorecer informações que apóiem ​​suas noções preconcebidas sobre o ativo ou estratégia.

Com isso, acabam deixando de lado, ou subestimando, os dados que contraponham as ideias iniciais. 

O resultado é uma análise tendenciosa e falsamente fundamentada.

O viés de confirmação pode, portanto, fazer com que as pessoas analisem informações e tomem decisões de forma errada.

Geralmente, o viés de confirmação é difícil de ser burlado, pois causa a impressão de que existe ali uma racionalidade, de modo que as hipóteses previamente levantadas pareçam corretas.

Como o Viés de Confirmação aparece na nossa mente?

O viés de confirmação pode aparecer de diversas formas na nossa mente.

Vejamos algumas das mais comuns.

Pesquisa enviesada

Esse tipo de viés de confirmação está relacionado à prática de tomar uma decisão ou adotar uma visão e, em seguida, buscar informações que a apoiem. 

Interpretação enviesada

O viés de confirmação tende a nos induzir a produzir interpretações enviesadas.

Isso está relacionado a como as pessoas processam e avaliam os dados. 

Normalmente, as evidências contrárias às nossas ideias pré concebidas causam desconforto e, portanto, são ignoradas ou recebem pouca consideração.

Enquanto isso, as evidências de confirmação são aceitas sem críticas. 

Essa disparidade na interpretação das informações explica por que as pesquisas tantas vezes falham em mudar a opinião das pessoas sobre os mais diversos tipos de questões.

Recuperação tendenciosa

Este tipo de viés de confirmação está relacionado à memória. 

Geralmente as pessoas se lembram das coisas de maneira seletiva, e muitas vezes essa seletividade serve para apoiar as crenças atuais.

Em outras palavras, lembramos o passado de uma forma que reforça nossas crenças do presente

Inclusive, algumas teorias sugerem que as informações que confirmam nossos preconceitos têm maiores probabilidades de permanecerem em nossas memórias.

Já as informações que contradizem nossas ideias têm mais probabilidade de serem esquecidas ou reprimidas.

Viés de Confirmação nos investimentos

Os especialistas na área de finanças comportamentais descobriram que os princípios do viés de confirmação se aplicam completamente ao comportamento de muitos investidores. 

Como os investidores buscam informações que confirmam suas opiniões pré-existentes e ignoram fatos ou dados que as refutam, eles podem distorcer o valor de suas decisões com base em seus próprios interesses. 

O viés de confirmação ajuda a explicar por que os investidores nem sempre se comportam de maneira racional e talvez apóie os argumentos de que o mercado se comporta de maneira ineficiente. 

Os investidores devem estar cientes de sua própria tendência para o viés de confirmação para que possam superar tomadas de decisão ruins, oportunidades perdidas e evitar serem vítimas de bolhas.

Buscar pontos de vista contrários e evitar perguntas afirmativas são duas maneiras de neutralizar o viés de confirmação.