O que é Viés de Autoconveniência?

Viés da autoconveniência é um viés cognitivo que gera uma tendência dos indivíduos de atribuir seus sucessos a fatores internos, como inteligência e esforço próprio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Enquanto isso, os fracassos são atribuídos a fatores externos, como azar, incompetência alheia, burocracia, etc.

Em outras palavras, podemos nos referir ao viés de autoconveniência como uma forma de distorcer a realidade para manter a nossa autoestima elevada ou auto imagem favorável.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Viés de Autoconveniência?

De modo geral, os vieses cognitivos são um conjunto de limitações inconscientes que induzem as pessoas a erros de julgamento.

Esse fenômeno psicológico afeta a racionalidade e a precisão das decisões e julgamentos. 

Os vieses cognitivos podem ser causados ​​por uma série de coisas diferentes, como heurísticas (atalhos mentais), pressões sociais e emoções.

Com o viés de autoconveniência não é diferente. Esse fenômeno psicológico afeta nossas avaliações e racionalidade quando somos confrontados com argumentos e fatos que contradizem nossas crenças.

Quando isso ocorre, tendemos a selecionar informações tendenciosas que reforçam nossas narrativas, enquanto deixamos de lado fatores importantes que podem nos contrapor.

Exemplos desse viés podem ser encontrados em praticamente todas as áreas da nossa vida.

Desde relacionamentos amorosos, discussões sobre futebol e arte, até opiniões de política, economia e finanças.

Um exemplo simples pode ser visto quando terminamos um relacionamento.

É comum, nestes casos, que ambos os lados levantem argumentos para menosprezar o ex-parceiro, enquanto elevam as próprias virtudes.

Argumentos como “terminamos porque ela era instável”, “não suportava mais a ignorância dele”, “ele não levava as coisas à sério”, “ela não era carinhosa”, são bastante comuns.

Seja como for, o viés de autoconveniência atua de modo a responsabilizar os fracassos a fatores ou agentes externos.

Efeitos do Viés de Autoconveniência

O viés da autoconveniência cria um efeito muito perverso na capacidade da nossa mente de processar informações.

Ao fazer uma pesquisa, por exemplo, esse viés pode nos induzir a levantar uma amostra de conveniência.

Uma amostra de conveniência é um tipo de método de amostragem não probabilística, em que a amostra é retirada de um grupo de observações que é fácil de levantar.

A amostra de conveniência também pode nos induzir a selecionar observações que sejam favoráveis às hipóteses que queremos provar. Ou seja, é uma amostra tendenciosa.

Por exemplo, se quero provar que o cigarro não faz mal à saúde, posso selecionar idosos saudáveis que fumam, enquanto opto por negligenciar fumantes de meia idade que já tenham problemas de saúde.

Viés da Autoconveniência nos investimentos

O viés da autoconveniência também tem um impacto muito significante na nossa mente quando vamos lidar com os investimentos.

Este viés pode ser verificado quando, por exemplo, compramos algumas ações que passam a nos dar prejuízo financeiro.

Com relutância em reconhecer os erros da nossa avaliação, tendemos a argumentar que as quedas se deveram por fatores passageiros ou imprevistos.

Apesar disso, podemos seguir a estratégia argumentando que ela sempre esteve correta e bem fundamentada, e que, portanto, uma hora a realidade irá se ajustar à nossa verdade.

Relutar em fazer uma autocrítica pode causar impactos sérios nas nossas finanças, isso porque quanto mais demoramos em reconhecer os erros mais o mercado vai descontando os eventos e derrubando os preços.

Reconhecer como a nossa mente funciona, e como ela se equivoca às vezes, é uma forma importante para tentar contornar os erros que podemos cometer na hora de investir.

Portanto, sempre que puder, estude sobre os vários vieses cognitivos que afetam as nossas avaliações e decisões.

Caso queira saber mais sobre o tema e como eles afetam nossos investimentos, saiba que temos um artigo completo sobre os vieses cognitivos aqui no site.