O que é viés da atribuição de traço pessoal?

Viés da atribuição de traço pessoal é a tendência das pessoas de se verem como relativamente variáveis ​​em termos de personalidade, comportamento e humor, enquanto veem os outros como muito mais previsíveis.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, o viés de atribuição estabelece a crença de que o comportamento e as reações de outras pessoas são geralmente previsíveis (ou fixos), enquanto julgamos a nós mesmos como mais imprevisíveis.

Uma das causas deste tipo de viés cognitivo é o fato dos nossos próprios estados internos serem muito mais observáveis ​​e disponíveis para nós do que os dos outros.

O viés de atribuição tem um peso importante na formação e manutenção de estereótipos e preconceitos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o viés da atribuição de traço pessoal?

O viés de atribuição, basicamente, é uma tendência a descrever o próprio comportamento em termos de fatores situacionais, enquanto se prefere descrever o comportamento de outra pessoa atribuindo disposições fixas à sua personalidade.

O viés de atribuição nos fazem julgar as ações dos outros como sendo causadas apenas por sua personalidade ou capacidade individual, desconsiderando as situações e o contexto que envolvem as ações desta pessoa.

Isso gera pensamentos preconceituosos e estereotipados sobre vários tipos de pessoas. 

Ainda hoje em dia é comum ver alguns julgarem como inerentemente fracas aquelas pessoas que estão enfrentando uma depressão ou vício.

Esse julgamento geralmente ocorre a partir da negligência de contextos externos que afetam a mente e as emoções de cada indivíduo.

Com isso, o viés de atribuição nos induzem a erros ao avaliar um fenômeno situacional, como uma depressão, como sendo algo inerente ao caráter dos outros.

Outro efeito do viés de atribuição é a subestimação dos outros e a superestimação de si próprio.

Uma vez que consideramos os outros como mais previsíveis do que nós, desconsideramos as capacidades alheias de reagir a cenários voláteis e tendemos nos sentir como mais adaptáveis às várias situações.

Tudo isso causa impactos nocivos nas nossas avaliações e tomadas de decisão em todas as situações da vida, como nos negócios e investimentos.

Efeitos do viés da atribuição de traço pessoal nos negócios

O viés da atribuição pode impactar várias áreas da nossa vida, inclusive nos nossos negócios.

É comum para quem trabalha em uma empresa ter que negociar preços e condições sobre várias coisas e com vários agentes diferentes, desde salários de empregados, insumos dos fornecedores até preços com os clientes.

Para fazer estes negócios, os gestores devem chegar a condições que estejam de acordo com ambas as partes do negócio.

Neste caso, grandes negociadores sabem que é fundamental para uma negociação ter sucesso ser capaz de se colocar no lugar do outro e entender como este enxerga cada situação.

É aqui que o viés da atribuição pode atrapalhar qualquer negócio

Isso porque este viés cognitivo te induz a ter menos empatia e consideração com as situações que cercam a vida dos outros.

Sendo assim, o viés da atribuição pode fazer com que um dos negociadores negligencie as dificuldades dos parceiros da empresa.

Por exemplo, pode ocorrer da empresa não considerar o ambiente de competição dos varejistas e querer vender seus produtos a preços elevados.

Pode também ocorrer de desconsiderar as dificuldades de transporte e alimentação dos seus trabalhadores e querer impor salários baixos, com o argumento de que estes estão tentando ser espertos.

Subestimar as condições com que as contrapartes estão entrando na negociação pode causar grandes riscos para o sucesso dos negócios.

Tudo isso pode acarretar problemas para a gestão, como a perda de clientes ou greves dos funcionários, por exemplo.

Subestimar os outros, acreditando que estes estão errados ou exigindo coisas irracionais, e superestimar nossas capacidades e necessidades, são efeitos problemáticos derivados do viés da atribuição.

Caso queira saber mais sobre os outros tipos de vieses cognitivos e seus efeitos nos negócios e investimentos, saiba que temos um artigo completo sobre o assunto.