O que é Viés Atencional?

Viés Atencional é um fenômeno psicológico que se refere à nossa limitação em prestar atenção a todos os eventos existentes, de modo que selecionamos somente o que nos parece mais importante.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, envolve a tendência de prestar atenção a algumas coisas enquanto simultaneamente ignoramos outras. 

Isso afeta não apenas as coisas que percebemos no ambiente, mas também as decisões que tomamos com base em nossas percepções.

O principal fator por trás do viés atencional é a nossa limitação cognitiva. 

Em um mundo cada vez mais complexo, com um número infindável de variáveis, é muito difícil levar em conta todos os fatores que envolvem um fenômeno.

Dessa forma, o viés atencional entra em cena para nos ajudar a selecionar o que pode ser mais importante e deixar de lado o que pode ser negligenciado.

Apesar deste atalho mental nos ajudar na praticidade da tomada de decisões, ele tem seu lado negativo, pois pode nos impedir de tomar decisões melhores.

Vejamos um pouco mais sobre como funciona o viés atencional.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Viés Atencional?

Quando você está tentando tomar uma decisão importante, você sempre considera todas as possibilidades? 

Embora possamos gostar de pensar que levamos todas as alternativas em consideração, a realidade é que muitas vezes negligenciamos algumas opções e resultados possíveis

Em alguns casos, nossa atenção se concentra em apenas algumas das opções, enquanto ignoramos o resto. 

Diante disso, resta indagarmos por que prestamos mais atenção a certos estímulos e ignoramos outros? 

Alguns especialistas em psicologia comportamental argumentam que esse viés atencional pode ter surgido para atender às necessidades que se estabeleceram ao longo da história evolutiva da espécie humana. 

Para garantir a sobrevivência, nossos ancestrais tinham mais probabilidade de sobreviver se prestassem mais atenção a coisas perigosas no meio ambiente e ignorassem coisas que não representassem uma ameaça.

Isso é facilmente perceptível quando lembramos de alguma situação de perigo, como passar por uma rua perigosa à noite, ou andar em uma estrada movimentada.

Nestes casos, é muito comum que deixemos de levar em conta fatores diversos do ambiente, como a arquitetura das casas, as paisagens da estrada, as condições climáticas, entre outras coisas mais.

Se você já esteve em uma situação assustadora então experimentou o que costuma ser chamado de "visão de túnel".

A visão de túnel estabelece que, ao se deparar com uma situação perigosa, a pessoa se torna hiper consciente e focada intensamente em uma ameaça específica.

Isso é muito útil para prevenir problemas graves que poderão aparecer.

No caso do trânsito, o movimento dos carros é muito mais importante do que a paisagem ou o clima, visto que uma batida frontal pode ser fatal.

Impactos do Viés Atencional

Como você pode imaginar, esse tipo de viés cognitivo pode ter um impacto muito importante no processo de tomada de decisão.

Esse viés pode servir tanto para que tomemos decisões rápidas e assertivas quanto decisões precoces e imprecisas. Ou seja, pode ser positivo ou ruim, dependendo da situação.

Vimos que o viés atencional é muito importante no nosso dia a dia quando nos deparamos com situações que envolvem algum risco de vida ou material.

Mas há casos em que este tipo de heurística pode ser muito negativo na nossa vida, reforçando comportamentos que prejudicam nossa saúde ou comportamentos sociais.

Por exemplo, pesquisadores descobriram que as pessoas com distúrbios alimentares e viciadas em drogas tendem a prestar mais atenção aos estímulos relacionados à comida e drogas, respectivamente.

Para estas pessoas, o viés atencional gera uma tendência de prestar atenção a certos sinais (comida e drogas) enquanto deixam de lado outros fatores que poderiam ser positivos para suas vidas.

Dessa forma, o viés atencional causa uma recuperação mais difícil para pessoas com esses problemas.

Por fim, o viés de atenção também pode ter um impacto significativo nas nossas memórias. 

Uma vez que as pessoas podem se tornar excessivamente focadas em um único estímulo, elas podem deixar de notar outros aspectos de uma situação. 

Ao relembrar o evento posteriormente, as memórias podem ser distorcidas, imprecisas ou incompletas devido a esse viés.

Este caso é bem parecido com outros vieses cognitivos, como os vieses da representatividade e disponibilidade.

Caso queira saber sobre como os vieses comportamentais afetam os nossos investimentos, saiba que temos um artigo completo sobre o assunto aqui no site.