Impressionar Warren Buffett e Charlie Munger não é tarefa fácil, mas Todd Combs conseguiu fazer o suficiente para ser contratado como seu substituto. Combs compartilhou a história em um podcast recente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Durante mais de uma década, Buffett e Munger confiaram a dois gestores de investimentos, Combs e Ted Weschler, para os ajudar a gerir a extensa carteira de ações e outros investimentos da Berkshire Hathaway.

Combs, que também atua como CEO da Geico, de propriedade da Berkshire, e ocupa o cargo de diretor do JPMorgan, revelou recentemente como conseguiu o estimado cargo durante um episódio recente do podcast “Art of Investing”.

Combs estava exausto de administrar seu fundo de hedge, Castle Point Capital, e de planejar seus próximos passos em 2010. 

Recentemente, ele havia conhecido outro investidor que conhecia Munger, e ele estaria em Los Angeles em breve, então decidiu ligar para o gabinete do vice-presidente da Berkshire na esperança de marcar uma reunião.

Depois de determinar que Combs não queria nada, Munger o convidou para tomar café da manhã em um clube de negócios de Los Angeles às 7h, pouco depois.

“Acabamos conversando por cerca de 6 horas, o que foi exaustivo tentar acompanhar alguém assim da primeira vez”, disse Combs. 

“Para ele, era como apenas acertar bolas de tênis ou algo assim. Mas para mim, eu estava obviamente muito, muito nervoso.”

“Eu estava remando constantemente, nunca esquecerei disso”, acrescentou. 

A dupla se uniu por causa de livros obscuros que ambos leram e de suas maneiras de pensar sobre as coisas. 

Por exemplo, o derrame de petróleo da Deepwater Horizon tinha acabado de ocorrer, e Combs disse que a BP tinha essencialmente vendido uma opção de venda "realmente barata e fora do dinheiro", recusando-se a gastar uma pequena quantia para se proteger contra uma potencial catástrofe. Munger elogiou essa descrição como “brilhante”, lembrou Combs.

Munger ligou para ele para conversar uma semana depois, e eles conversaram mais uma dúzia de vezes, até que Munger perguntou a Combs o que ele planejava fazer a seguir. 

Quando Combs compartilhou sua ideia de comprar uma seguradora como fonte de capital permanente para investir, Munger sugeriu que ele falasse com Buffett.

Eu ainda não tinha ideia de que ele estava me examinando ou algo assim”, disse Combs. Ele acreditava que estava viajando para se encontrar com Buffett porque o investidor estava interessado em adquirir um dos negócios de seu portfólio.

“Eu não tinha ideia, o que é uma ótima maneira de entrevistar pessoas, na verdade, porque aí você não tem ar, não tem falsa pretensão nem nada”, disse ele. "É apenas uma conversa."

Embora Combs e Munger não tenham discutido investimentos desde o início, Buffett queria falar sobre ações imediatamente. Combs possuía ações do US Bancorp, Mastercard e Visa, enquanto a Berkshire possuía grandes participações no Wells Fargo e American Express.

“Nós fomos direto ao assunto e pensamos: 'Por que Mastercard em vez de American Express?' E então eu coloquei isso sobre ele. Tenho minhas opiniões quando se trata dessas coisas”, disse Combs. 

Ele lembrou que Buffett o questionou sobre como sua avaliação poderia estar errada e sobre os cenários em que as escolhas da Berkshire teriam melhor desempenho.

“Enquanto Charlie e eu nos demos bem em ciência, princípios e filosofia, Warren e eu realmente nos demos bem apenas na alocação de capital, como avaliação de risco e vantagens, desvantagens e coisas assim, seguros também”, disse Combs.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Buffett perguntou a Combs se a Progressive, onde Combs havia trabalhado anteriormente, era superior à Geico. Combs disse que sim, observando que a seguradora de automóveis da Berkshire era melhor em marketing e branding, mas o foco de seu arquirrival nos dados a tornaria uma vencedora no longo prazo.

“Acho que ele gostou da franqueza porque quando você é um CEO, ou especialmente Warren ou algo assim, todo mundo beija sua mão, todo mundo diz o que acham que você quer ouvir”, disse ele.

“E eu simplesmente não me importei. Sou irreverente nesse aspecto”, continuou ele. “Posso estar errado, mas é o que é. Então essa honestidade, eu acho, é pelo menos genuína e autêntica.”

Buffett e Munger foram claramente conquistados. Eles contrataram Combs no final de 2010, depois Weschler em 2012, e têm atribuído cada vez mais responsabilidades a eles. 

A dupla tinha autoridade sobre US$ 34 bilhões em investimentos no final de 2021, quase um décimo do valor total da carteira de ações da Berkshire na época.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.