O que é Vendor?

Um Vendor, é geralmente conhecido como fornecedor, é uma pessoa ou organização comercial que vende ou fornece algo a alguém.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O termo vendor é utilizado para nomear uma operação de financiamento de vendas, no qual é permitida a venda de um produto a prazo pela empresa e receber o pagamento à vista pela venda do produto.

Essa operação de financiamento de vendas é baseada no princípio da cessão de crédito, permitindo ao fornecedor vender seu produto a prazo e receber o pagamento à vista.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O vendor atua como um de fiador para o seu cliente, para que a compra de um determinado produto seja realizada, se responsabilizando pelo pagamento da dívida em caso de inadimplência com a instituição financeira.

Geralmente o vendor só assume o risco desta operação caso a empresa compradora seja cliente tradicional da fornecedora e haja uma confiança entre ambas nos processos de compra e venda.

O cliente acaba se beneficiando com a compra, pois o financiamento do produto adquirido sairá a juros menores do que teria com um financiamento por conta própria.

Isso ocorre devido a relação de confiança pré existente entre o vendor e o banco, fazendo com que as parcelas do produto sejam pagas diretamente para a instituição que viabilizou o crédito.

Vantagens da operação de Vendor

A operação de vendor retorna várias vantagens tanto ao fornecedor, ao banco e ao cliente, isso se deve às condições de confiança entre as organizações, gerando o sucesso do método de financiamento de vendas.

Entre todas as vantagens, citaremos algumas por exemplo:

O valor da venda de crédito realizada pelo vendor é depositado à vista na conta do fornecedor em questão, fora as taxas bancárias de transação;

O financiamento de vendas via vendor gera menos impostos e tributações do que os financiamentos mais comuns devido ao cálculo dos impostos que são baseados sobre o preço à vista e não financiado;

Para o cliente que está comprando o produto, a venda pelo vendor geram financiamentos melhores e com menor taxa de juros;

Com a operação os bancos mantêm uma relação de confiança com a empresa fornecedora, podendo assim abrir espaço para mais de um financiamento via vendor.

Não há alteração no capital de giro da empresa fornecedora, devido ao recebimento a vista da venda, evitando recorrer a empréstimos para manter seus produtos, funcionários e eventuais imprevistos que possam acontecer.

O que é Compror?

O termo Compror pode ser situado como a operação inversa do Vendor, onde a empresa compradora é a própria fiadora da venda com o banco, não envolvendo a empresa fornecedora nos trâmites de compra e venda do produto.

Nesta operação de compra e venda, a empresa fornecedora não fica responsável pelo pagamento da dívida em caso de inadimplência de seu cliente com a instituição financeira, não gerando riscos da operação ao vendedor.

A empresa compradora realiza a solicitação de compror junto a instituição financeira e assume os riscos de inadimplência da operação em caso de não pagamento.

Assim que realizada a compra a empresa fornecedora recebe o valor da venda à vista não participando mais da operação em questão.

Desta forma o cliente ajusta todos os detalhes do financiamento e trâmites da compra diretamente com o banco realizador do método de compror.

Com a empresa compradora tratando a dívida diretamente com o banco, o pagamento com data pré-estabelecida em contrato incorrerá juros e IOF nos pagamentos feitos pelo comprador.

Tanto o Vendor, quanto o Compror apresentam vantagens a cada um dos atores envolvidos no processo, ficando a critério do tipo de produto a ser adquirido, o porte da empresa compradora e a relação de confiança entre o banco e as partes interessadas.