As vendas no Varejo no mês de abril aumentaram 18,8%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2020.

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Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 33,3%.

Efeitos de calendário beneficiaram o resultado de abril deste ano. Houve uma sexta-feira - dia forte para o comércio - a mais e uma quarta-feira - data em que a movimentação do comércio é menor – a menos em relação a abril do ano passado.

Dessa forma, sem tais efeitos, o índice do mês registrou alta de 17,8%, descontada a inflação. Em termos nominais, com os ajustes de calendário, o faturamento aumentou 32,3%.

Todos os setores analisados apresentaram aceleração nas vendas em relação a março. Os destaques são os segmentos de Transporte e Turismo e Vestuário.

“A alta nas vendas em abril deste ano está diretamente relacionada à base de comparação com abril do ano passado”.

“Naquele mês o ICVA registrou a sua mínima histórica, fortemente impactado pelo início da pandemia da COVID-19 no Brasil e das primeiras medidas de isolamento social, que levaram ao fechamento de boa parte do comércio”, diz Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo (CIEL3).

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“Apesar da alta no índice representar uma forte recuperação do Varejo, ainda estamos abaixo do patamar pré-pandemia”.

Inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado em abril pelo IBGE, apontou alta de 6,76% no acumulado dos últimos 12 meses, com aceleração de 0,31% em abril.

Os preços dos medicamentos foram os que mais contribuíram para a alta do índice. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 12,3%, acelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.

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Setores

Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, todos os macrossetores registraram aceleração em abril.

No macrossetor de Bens Não Duráveis, os segmentos que mais se destacaram foram: Postos de Combustíveis e Livrarias, Papelarias e Afins.

No macrossetor de Serviços, os destaques foram Turismo e Transporte e Bares e Restaurantes. Já no macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, Vestuário e Ótica e joalherias estão entre os mais destacados.

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