Resultado ainda abaixo do patamar de 2019 apesar da aceleração verificada por dois meses seguidos as vendas no Varejo no mês de maio aumentaram 21,0%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2020.

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Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 36,7%.

Efeitos de calendário beneficiaram o resultado de maio deste ano, que contou com um dia útil a mais que em igual período do ano passado.

Dessa forma, sem tais efeitos, o índice do mês registrou alta de 20,1%, descontada a inflação. Em termos nominais, com os ajustes de calendário, o faturamento aumentou 35,6%.

De acordo com Pedro Lippi, Head de Inteligência da Cielo (CIEL3), é o segundo mês seguido de aceleração das vendas no Varejo.

“Assim como observado em abril, a forte alta das vendas no mês de maio está relacionada com a fraca atividade comercial verificada no mesmo mês do ano passado, quando boa parte do comércio estava de portas fechadas por conta da pandemia da covid-19.

“Em termos nominais, os resultados de maio deste ano mostram que estamos próximos do patamar registrado antes da pandemia, embora ainda cerca de 3% abaixo do observado em maio de 2019”, afirma.

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Inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado em abril pelo IBGE, apontou alta de 8,06% no acumulado dos últimos 12 meses, com aceleração de 0,83% em maio.

Habitação e Transportes foram os fatores que mais contribuíram para a alta do índice. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 12,9%, acelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.

Setores

Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, os macrossetores de Bens Não Duráveis e Serviços aceleraram enquanto Duráveis e Semiduráveis desacelerou.

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No macrossetor de Bens Não Duráveis, os segmentos que mais contribuíram para a aceleração foi Livrarias, Papelarias e Afins e Postos de Combustível.

No macrossetor de Serviços, os destaques foram Bares e Restaurantes e Turismo e Transporte. Já no macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis, Ótica e joalherias e Móveis, Eletro e Lojas de Departamento estão entre os que mais desaceleraram.

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