
O volume de vendas do comércio varejista no Brasil cresceu 0,1% em abril na comparação com março, informou nesta quarta-feira (14) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Na comparação com abril de 2022, houve crescimento de 0,5%, o que representou o 9º resultado positivo consecutivo do índice. Já no indicador acumulado nos últimos 12 meses, a alta foi de 0,9%.
O desempenho de abril foi menor que o esperado pelo mercado, uma vez que o consenso Refinitiv projetava alta de 0,3% na base mensal. A previsão na comparação anual era de uma elevação de 0,95%.
O dado positivo próximo da estabilidade em abril no comércio varejista brasileiro representou o quarto resultado mensal seguido sem variações negativas: 3,8% em janeiro, 0,0% em fevereiro, 0,8% em março e 0,1% em abril.
Com isso, o patamar da série histórica ajustada sazonalmente se encontra 4,7% acima do mínimo, que foi atingido em dezembro de 2022.
De acordo com o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o resultado da atividade em abril está ligado principalmente às vendas da Páscoa.
→ Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
Ele explicou em nota que, antes da pandemia, os resultados das vendas da Páscoa no varejo apareciam sobretudo em abril. Nos anos subsequentes, os ovos começaram a ser vendidos muito antes, em janeiro, e essas vendas eram diluídas ao longo desses meses.
“Neste ano, houve uma volta ao padrão de antes, e o resultado forte das vendas da Páscoa puxou o setor de hiper e supermercados”, comparou
Das oito atividades analisadas pela pesquisa, apenas três tiveram resultados positivos em abril: Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (1,0%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,3%).
→ Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
O setor de hiper e supermercados, o de maior peso entre as atividades, teve a maior influência positiva no mês. Foi o maior crescimento do setor desde março de 2020 (10,5%).
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e materiais de construção, o volume de vendas caiu 1,6% na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral ficou em 1,3%.
Na série sem ajuste sazonal, o varejo ampliado cresceu 3,1%, acumulando no ano alta de 3,3% ante o mesmo período de 2022 e mantendo estabilidade (0,0) no acumulado em 12 meses.
→ Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.
No comércio varejista ampliado, o volume de vendas de Veículos e motos, partes e peças caiu 5,9%, enquanto Material de Construção recuou 0,8% na passagem de março para abril de 2023.
Quer Saber Onde Investir?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.Fonte: Infomoney.
O QUE LER AGORA...
- Notícias
Ibovespa Cai -1,01% com Vale e Petrobras; PRIO3 -3,99%
- Notícias
Gol (GOLL4): Fitch e S&P Cortam Nota de Crédito para CCC- com Riscos de Crescentes Sobre Reestruturação da Dívida
- Notícias
Suzano (SUZB3) Pagará R$ 30 Milhões em Dividendos em Dezembro
- Notícias
Petrobras (PETR4) Envia Sonda à Margem Equatorial para Retomar Exploração