O volume de vendas do comércio varejista no Brasil caiu 0,3% em outubro, após ter avançado 0,5% em setembro (dado revisado para baixo, de 0,6% anterior), segundo dados divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Na comparação com setembro de 2022, houve alta de 0,2% nas vendas, no quinto crescimento consecutivo do indicador.

O consenso Refinitiv projetava crescimento de 0,2% nas vendas no mês e estimava avanço de 1,76% na comparação anual.

O setor acumula alta de 1,6% no ano e de 1,5% em 12 meses. O varejo nacional opera 4,4% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e 2,0% abaixo do maior nível da série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas recuou 0,4% ante setembro.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

A média móvel trimestral para o varejo ampliado foi de 0,1% no trimestre encerrado em outubro de 2023. Na série sem ajuste sazonal, o varejo ampliado cresceu 2,5% frente a outubro de 2022, oitavo resultado positivo consecutivo. O acumulado no ano foi de 2,4%, e, em doze meses, de 1,8%.

Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE, comentou em nota que as variações estão muito próximas a zero desde fevereiro, ficando na leitura da estabilidade em todos os meses exceto março (0,7%), maio (-0,6%) e julho (0,7%).

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

“Isso mostra um retorno ao comportamento anterior a 2020, após as variações mais acentuadas que observamos no período de pandemia, com números ainda mais tímidos do que o padrão pré-covid. Mas, num cenário de médio prazo, a perspectiva está positiva, com crescimento nos acumulados do ano e em 12 meses”, analisou.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Infomoney.