Há tempos tem uma “fake news” absurda sobre Warren Buffett que roda no mercado financeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Me preocupa o fato de ter muita gente acreditando.

Muito se fala que o Value Investing consistiria em comprar ações de boas empresas e que estejam sendo cotadas a um preço que esteja abaixo do considerado justo.

Quanto mais abaixo do preço justo estivesse o preço dessa ação, maior a margem de segurança e, portanto, melhor a oportunidade.

Até aqui perfeito. Faz todo o sentido.

A questão que se coloca é: como calcular o preço justo de um ativo?

Aqui começa uma confusão de conceitos e que nos leva a essas fake news sobre Warren Buffett.

Não vou entrar no mérito das metodologias de fluxo de caixa descontado, até porque esses modelos, apesar de sofisticados, envolvem previsões sobre os fluxos de caixa futuros da empresa. 

Qualquer pequeno erro de calibragem estraga o modelo. Dois ótimos analistas podem chegar em preços justos muito diferentes utilizando o fluxo de caixa descontado.

A conclusão é que o preço justo para um ativo acaba sendo algo extremamente relativo.

Dada essa barreira do método, surgem alguns atalhos. 

Alguns atalhos clássicos para se avaliar a quão cara está uma ação são os múltiplos: Preço/Lucro, Preço/Valor Patrimonial, EV/EBITDA, Dividend Yield, etc.

Basicamente esses múltiplos diriam o quão baratas (ou caras) estão essas empresas.

Quanto menor um indicador de Preço/Lucro, por exemplo, mais barata é a ação.

Mas vamos agora para a vida real: se investir em ações com múltiplos baixos é Value Investing, qualquer um poderia Warren Buffett.

Não é isso que a realidade mostra, mesmo que o discurso de se comprar ações baratas seja amplamente aclamado.

Em 1992, Buffett falou em uma carta aos acionistas da Berkshire Hathaway que o termo “Value Investing”, ou investimento em valor, seria redundante.

Afinal, o que seria de um investimento, se não o ato de procurar algum valor a ser premiado dado o montante que se pagou? 

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Imagine: se você está conscientemente pagando por uma ação mais do que você acha que ela vale - na esperança de vendê-la por um preço maior ainda - você está especulando, não investindo, mesmo que se trate de uma boa empresa.

Veja: não há juízo de valor aqui. Se a sua praia é especular, está tudo certo.

Fato é que o Value Investing é um termo que já não é mais utilizado de maneira apropriada.

Hoje em dia esse termo ganha uma conotação de comprar empresas com um Preço/Lucro baixo, ou então um elevado Dividend Yield.

Se você está comprando uma empresa com “bons múltiplos”, absolutamente não significa que você está comprando algo barato.

O contrário também é verdadeiro. Investir em empresas que estão com múltiplos mais esticados também não é um sinal de que você está comprando algo caro.

Pegue o exemplo de Magazine Luíza (MGLU3), Weg (WEGE3) e Raia Drogasil (RADL3). Há, no mínimo 3 anos, todo mundo diz que essas empresas estão caras.

Mas elas não apenas não pararam de subir, como também foram apresentando resultados que justificaram as expectativas, trimestre após trimestre.

Investir nessas ações lá atrás nada mais era do que um Value Investing clássico, sem a distorção atual da terminologia.

O próprio Warren Buffett, desde 1992, vem rechaçando a ideia de que são os múltiplos baixos que dão a característica de Value Investing para uma tomada de decisão de investimento.

Existe aquela famosa frase de Warren Buffett, que o método de análise e seleção de ações dele seria baseado 85% em Benjamin Graham, buscando empresas baratas, e 15% Philip Fisher, buscando empresas em franco crescimento.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Ora, o Value Investing e o Growth Investing não só não são coisas indissociáveis, como também o “growth” e o “value” se confundem entre si.

Na conferência anual da Berkshire Hathaway de 2018, Buffett foi perguntado se sua estratégia de investimento ainda seria 85% baseada em Benjamin Graham e 15% em Philip Fisher.

Buffett respondeu o seguinte:

“Eu fui muito influenciado por Philip Fisher quando eu li seus dois livros nos anos 60. Os livros são incríveis e Phil é um cara incrível. Então eu me vejo 100% Ben Graham e 100% Phil Fisher”.

Dito isso, a própria tentativa de “matar” o Value Investing, alegando que agora o “Growth Investing” teria dado lugar a ele é algo conceitualmente errado, uma vez que ambos se tratam essencialmente da mesma coisa.

Com um melhor acesso às informações, é natural que uma empresa com múltiplo baixo esteja de tal forma por uma questão justa.

Sem tirar o mérito, Benjamin Graham se aproveitou dessas distorções de múltiplos baixos quando ter acesso a ao balanço da empresa era uma informação que já colocava o investidor a frente dos demais.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Hoje em dia essa lógica faz menos sentido.

Em tempos exponenciais, das techs, da estética de winner takes all e de juros baixos, nada mais razoável do que procurar valor naquilo que cresce, naquilo que possui múltiplo mais elevado ou até crescente.

Quem sabe veremos o “caro” ficando cada vez mais “caro”. 

De novo, o processo de financial deepening também vai forçar cada vez mais as empresas aderirem a uma cultura mais amigável em relação à ESG (Environment. Social and Governance), a novas tecnologias, a experiência do usuário dos seus produtos e, lógico, ao crescimento.

É nisso que o mercado financeiro vai ver valor e é natural que se pague mais caro por isso.

Mas isso não quer dizer que a vida da pessoa física vai se tornar mais difícil.

Seguir investindo em boas empresas, com boa governança, com bons históricos de lucros e com tendência de crescimento seguirá sendo a via mais simples de acumulação de patrimônio.

Como você vai ver hoje às 20h no evento com o André, basta você manter o processo simples, tendo paciência e disciplina para poupar e investir todo mês nessas empresas durante alguns anos.

O tempo é o dono da verdade e os dados mostram isso.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.