A varejista de insumos agrícolas Agrogalaxy pediu registro para uma oferta inicial de ações (IPO), ampliando a fila de empresas brasileiras do agronegócio em busca de recursos no mercado de capitais para financiar planos de expansão.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com sede em São Paulo, a Agrogalaxy surgiu em 2016 com a compra de varejistas regionais de insumos para pequenos e médios produtores agrícolas, com plano de gradualmente integrar aquisições e obter ganhos de escala.

A última aquisição foi a da sul-matogrossense Boa Vista, por valor não revelado.

A empresa protocolou o pedido na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no dia 31. A Agrogalaxy também tem unidades em Goiás, Pará, Paraná, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

De janeiro a outubro de 2020, a companhia teve receita líquida de 1,7 bilhão de reais, alta de 36,6% sobre mesma etapa de um ano antes.

Em dados proforma, a receita cresceu 32,2%, para 3,23 bilhões de reais. Nos mesmos períodos de comparação, a margem Ebitda passou de 4,6% para 3,8%.

Itaú BBA, JPMorgan, UBS-BB e Banco ABC Brasil vão coordenar a oferta, na qual serão vendidas ações novas, cujos recursos serão usados para reforçar o capital de giro e a estrutura de capital da empresa, investir em expansão orgânica e via aquisições, e modernizar as unidades de produção.

Além disso, um grupo de acionistas pessoa física e fundos geridos pelas gestoras de recursos Aqua Capital, Paraty Capital e Spectra Invest venderão participações no negócio.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

No mês passado, a Reuters publicou que a tendência de mais empresas do agronegócio brasileiro buscando listagem na B3 deveria acelerar neste ano, à medida que a expectativa de um ciclo de alta das commodities e as vantagens comparativas do país deverão manter forte demanda do mercado por um setor ainda pouco representado na bolsa.

A fila inclui o grupo Fartura (de Hortifrut), a empresa de biodiesel Oleoplan, a Boa Safra Sementes, Vittia Fertilizantes e a Jalles Machado, de açúcar e álcool, além do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), de melhoramento genético da cana e tem também variedades transgênicas já aprovadas.

A produtora de etanol de segunda geração Granbio suspendeu, em novembro, sua oferta por 60 dias, devido às condições adversas do mercado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters.