O que é Vantagem Competitiva?

A Vantagem Competitiva é uma condição ou posição que caracteriza superioridade em relação a algo ou alguém.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Essa vantagem geralmente está ligada a empresas e organizações que competem entre si no mercado.

Geralmente a Vantagem Competitiva de uma empresa se dá a tecnologia que ela possui, recursos naturais que disponíveis que utiliza, localização geográfica, profissionais bem treinados, baixo consumo de energia, alta produtividade, entre outros.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

As novas tecnologias de informação, ajudam no crescimento da competitividade, diminuindo ou aumentando a vantagem competitiva entre países ou empresas.

Normalmente as empresas que têm essa vantagem ampliada são as que possuem mais recursos na produção, efetividade e qualidade do produto gerado.

Além de possuir mais opções para prospectar clientes para consumirem seus produtos, inviabilizando empresas menores do setor.

Podemos dizer que a Vantagem Competitiva é uma disputa de estratégia entre empresas, onde a que obter um nível de performance econômica melhor, se destaca no mercado independente da sua área de atuação.

A vantagem competitiva é necessária para que as empresas continuem se desenvolvendo, gerando produtos de qualidade que agradem e fidelizem seus clientes a aquela marca e aquele produto.

Existem, por exemplo, duas grandes empresas que aplicam a vantagem competitiva de forma nítida no mercado, elas são a Sony e a Microsoft no mercado de jogos e consoles.

Exemplos de Vantagem Competitiva

A vantagem competitiva está presente em vários aspectos em uma empresa nos quais fazem ela se sobressair sobre outras, por exemplo:

Serviço Diferenciado: Geralmente esse aspecto se refere a empresas que possuem o mesmo produto, na mesma área de atuação de outras empresas, porém oferecem um serviço além do esperado.

Geralmente entre esses serviços estão, atendimento mais exclusivo, menos burocracia, mais praticidade, mais rapidez no serviço, entre outros.

Podemos usar como um exemplo real, os bancos digitais que que vem se sobressaindo sobre as instituições financeiras físicas.

Disputa de Preço: A disputa de preço está ligada diretamente com a qualidade do produto, geralmente o preço menor alcança maiores públicos, com uma boa qualidade do produto e um bom preço, a empresa fideliza o cliente.

Quando essa fidelização ocorre, com maiores lucros e maior fatia de consumidores no mercado, a tendência é a empresa crescer, aumentando a qualidade dos produtos e consequentemente o preço aos consumidores que possuem uma marca de confiança.

Foco em Vendas: Geralmente esse tipo de vantagem é utilizado para empresas que identificaram o seu maior número de consumidores em determinada região, com um determinado produto.

Com isso a empresa foca seus produtos para a região destaque de vendas, minimizando sua área de atuação, mas realizando um serviço de maior qualidade em determinado local de segmento.

Exemplos disso são grandes mercados de atacados que possuem várias franquias dentro de um determinado estado, limitando sua área de atuação a ele.

Importância da Vantagem Competitiva

A vantagem competitiva é muito importante para o mercado de consumo, empresas e todos que são afetados na produção de venda de algo.

Todas as empresas se utilizam dessa vantagem e nenhuma consegue permanecer no topo por muito tempo, devido a dinâmica do mercado com a criação de coisas novas ou consumos novos de acordo com o tempo.

Perseguir essa vantagem é muito importante para as empresas, para que se moldem aos gostos e necessidades dos clientes, tentando sempre se sobressair sobre sua concorrente, gerando assim mais opções e qualidade aos clientes.

Pelo lado, a variedade de opções, disputa de preços e a alta competitividade tendem a beneficiar o consumidor que sempre procura o melhor para si mesmo, com custo acessível.

A vantagem competitiva é algo que sempre deve-se estar presente na sociedade, com isso conseguimos nos desenvolver cada vez mais e sempre nos superar.