O que é Value Investor?

O Value Investor ou Investidor de Valor é o termo utilizado para o investidor que foca se baseia no conceito de valor para investir no mercado financeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com essa estratégia, o Value Investor compra as ações e espera que elas se valorizem a longo prazo. O foco dele é na rentabilidade da carteira a longo prazo. 

O Value Investor tem relação com o Value Investing, onde o Value Investing é o nome da operação realizada pelo Value Investor, sendo utilizado para explicar como funciona o método.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

 O Value Investor tem o objetivo de focar suas operações em valor. Quando falamos de valor, geralmente se situam em ativos empresariais que provavelmente se valorizaram no futuro no mercado financeiro de capitais.

Ou seja, o Value Investor é o nome do operador que utiliza as estratégias do Value Investing que significa comprar ações que estejam em depreciação ao que o investidor e lucrar com a valorização delas.

Para auxiliar nesta estratégia, é utilizado pelos investidores a análise fundamentalista que observa indicadores financeiros, balanços e resultados da organização, além de dados da economia e do mercado.

A partir daí eles conseguem projetar se é válido o investimento a longo prazo em determinada companhia ou não.

O investimento em valor é considerado uma estratégia bastante questionada entre os investidores, visto que cada um possui sua visão de mercado, e realiza suas próprias análises e conclusões.

Vantagens do Value Investor

A vantagem do Value Investor está na busca valor nas ações, antes de comprá-las é feito análises, balanços, aplicadas estratégias, entre outros, com o fim de minimizar o risco na compra de ações de uma companhia.

Como o foco está em rentabilizar em cima da ação, o Value Investor não sai comprando ativos aleatoriamente e aguarda pacientemente a identificação de boas oportunidades no mercado financeiro.

Outra das vantagens do Value Investor é o risco baixo na operação, por ser um ativo que se espera ser rentabilizado a longo prazo, o investidor não deve se preocupar com as flutuações diárias do mercado.

 O Value Investor comete erros de investimentos, mas geralmente nunca são perdas expressivas e continua acreditando no seu formato de análise para ganhar dinheiro em períodos de depreciação do mercado.

Uma das, se não a principal vantagem desse método é a margem de segurança, diferença entre o valor intrínseco de um ativo e o seu valor de mercado, deixando o Value Investor em uma posição de baixo risco.

Mas como toda operação na bolsa de valores, está sujeita a riscos aos investidores mesmo que sejam mínimos, independente de estudos e análises, é impossível prever o que acontecerá no mercado.

Porque o Value Investor é tão conhecido?

Essa fama se deve a muitos investidores que enriqueceram através do método de Value Investing, no qual aplicaram perfeitamente os conceitos e conseguiram ótimos resultados.

Um dos investidores mais conhecidos a empregar a estratégia de Value Investing foi Warren Buffet, que acumulou uma grande fortuna ao longo da vida operando na bolsa.

Warren Buffett sempre empregou o Value Investing em suas empresas, adquirindo ações de empresas de acordo com a depreciação das ações da mesma.

Outro famoso investidor foi Benjamin Graham, criador do método de compra das ações depreciadas no mercado e rentabilizando sobre elas em um longo prazo.

Ambos foram grandes exemplos de sucesso no mercado financeiro, deixando deslumbrado investidores que queriam trilhar o mesmo caminho e obter os mesmos ganhos no mercado realizado por eles.

O investidor de valor é uma das melhores opções para quem pretende investir na bolsa independente de capital financeiro inicial, apenas a base de estudos do mercado é possível obter resultados.