O que é Value at Risk?

O Value at Risk ou VaR, é conhecido como um método de risco desenvolvido para avaliar o risco em operações financeiras. Essa medida foi desenvolvida e ficou conhecida como uma das principais medidas de risco.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Grande parte das operações financeiras estão sujeitas a riscos. E, quanto menor o risco for, menor será o potencial de lucro de uma operação com aquele ativo financeiro.

Existem mais de um método de avaliação do risco, como o Back Test, Stress Test, Expected Shortfall, além do Value at Risk.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Todos os métodos procuram quantificar o risco de mercado, ou seja, do risco de perdas monetárias em decorrência da variação de taxas de câmbio, taxa de juros e dos preços.

O Value at Risk é definido da seguinte forma: O VaR é a perda mínima que esperada de uma porcentagem de um certo período, sejam eles dias, meses ou anos e de acordo com as condições de mercado.

Geralmente o Value at Risk é aplicado pelos bancos de investimento as empresas para calcular o risco das mesmas.

O Value at Risk é aplicado devido ao potencial de negociação da empresa em operações de ativos que envolvam alto risco no mercado financeiro.

Normalmente o Value at Risk é calculado com 95% a 99% de confiança. Este nível indica que a perda esperada é maior que a calculada pelo Value at Risk.

Quando utilizamos 99% de confiança é esperado que a cada 100 observações, pelo menos 1 vez a perda do investimento seja maior à perda calculada no Value at Risk.

No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários impede que empresas não-financeiras realizem o cálculo de risco.

Entretanto, caso elas queiram ter acesso a capitais no mercado externo precisam se adequar à legislação americana, onde é necessário o cálculo do VaR.

Como calcular o Value at Risk?

Há duas formas de calcular o Value at Risk, entre elas há o VaR paramétrico e o VaR não paramétrico. O VaR não paramétrico utiliza, os próprios retornos da empresa.

Na outra forma de cálculo, o Value at Risk paramétrico é calculado através da seguinte fórmula:

VaR = | R – z? | V.

Em que:

  • R = retorno esperado;
  • Z = valor correspondente para um nível de significância;
  • ? = desvio padrão de rentabilidade;
  • V = valor do investimento.

Através da fórmula e dos cálculos, é possível diminuir o nível de risco nas operações financeiras, utilizando três elementos possíveis.

Os elementos são: níveis de confiança do cálculo, projeção máxima do valor que pode ser perdido na operação e o intervalo de tempo.

Vantagens da Value at Risk

Independentemente de ser uma organização pública ou privada ou investidor individual, o Value at Risk é uma boa estratégia para quem opera no mercado financeiro.

Por isso é importante entender os conceitos e cálculos do Value at Risk, com ele existem algumas vantagens que veremos a seguir:

  • Visualiza os possíveis riscos nas operações no mercado financeiro;
  • Fácil entendimento do método, devido às fórmulas e porcentagens contidas nos cálculos;
  • Método aplicável em quase todos os ativos mercado e por quaisquer organizações ou pessoa física;
  • O modelo Value at Risk é universal, tornando-se um padrão aceito na compra, venda ou recomendação de ativos.
  • Modelo vigente desde os anos 80 se sustentando como uma das melhores ferramentas de manejo de risco disponíveis no mercado.

Com isso o Value at Risk é o método mais utilizado nas operações financeiras da atualidade, entre todos os outros tipos de métodos de risco de investimento.

Além de ter um alto nível de confiabilidade no mercado entre empresas e investidores que operam no mercado e utilizam diariamente nas suas compras e vendas de ativos.