O que são Valuation?

O Valuation é um método de avaliação de empresas, onde o método é utilizado para verificar o valor de uma empresa no mercado. Este valor de mercado é utilizado na compra e venda de ações na bolsa de valores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Através dessa avaliação o dono da empresa fica possibilitado a saber o valor que sua empresa possui em caso de venda no mercado e quais as projeções podem ser feitas para o futuro.

O Valuation é calculado e avaliado através dos ativos possuídos pela organização como investimentos em títulos mobiliários, como estoques, opções, empresas ou ativos intangíveis tais como patentes e marcas comerciais.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O método também avalia os passivos da empresa como bonds emitidos pela empresa. O capital humano também é avaliado, quanto maior o porte operacional da empresa, mais valiosa ela é.

O resultado do Valuation da empresa pode variar de acordo com o método e os números utilizados. Por isso, o valuation não é uma avaliação exata.

O Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é uma das formas de calcular o valor da empresa a partir da receita que ela é capaz de produzir no futuro e não apenas pela sua condição atual.

O FCD é um dos cálculos mais aceitos pelo mercado financeiro, devido ao grau de proximidade com os valores exatos de valuation da empresa.

Formas de calcular o Valuation

Há várias formas e métodos de se calcular o valuation de uma empresa, entre elas estão:

  • Fluxo de Caixa Descontado (FDC): Apresenta resultados da receita da empresa ao longo do tempo. O FCD, então, se propõe a chegar à correção desse superávit por meio de cálculos.
  • Múltiplos de Mercado: Através desse método o valor da empresa é determinado pela comparação com outras organizações que possuem atividades semelhantes, e geralmente listadas na bolsa.

Para melhor eficácia do método, é necessário que a empresa comparada seja do mesmo setor e possua as mesmas características.

  • Capital de risco: Esse método é utilizado por investidores, principalmente em startups e avalia o retorno financeiro que uma empresa pode realizar em um determinado tempo. Através disso também é possível saber quanto de lucro uma empresa ou startup gera.

O investidor consegue saber quanto rentabiliza caso retire o investimento da organização e também ajuda o investidor a decidir o valor a ser investido para conseguir o retorno que almeja.

  • Liquidação de ativos: A liquidação de ativos é um método usado quando os sócios decidem abrir mão da empresa ou encerrar as atividades. Nesse caso, é preciso somar todos os ativos e subtrair os passivos. 

No método em questão é considerado os bens materiais da empresa, que podem ser transformados em capital. A ideia é que o comprador da empresa estime o valor que vai obter caso seja preciso liquidá-la.

Ainda há alguns outros métodos utilizados para realizar o cálculo do valuation de uma empresa, o importante é sempre realizar métodos que se aproximem da realidade de valor da empresa.

A utilização dos métodos de valuation ajudam a evitar grandes na venda da organização ou valor de mercado não condizente com o real, extrapolando o valor para mais ou para menos.

Vantagens do Valuation

O valuation é benéfico para o empresário que deseja comprar ou vender empresas de forma geral. A maior vantagem do valuation é o poder de negociar empresas em operações de compra e venda a partir de um valor comprovado.

O valuation ajuda em situações de fusão empresarial e também é utilizado para cotar o valor das ações da empresa, em caso de IPO.

Por fim, o valuation pode ser utilizado para ocasiões mais complexas, onde é fundamental ter precisão quanto ao valor do negócio.