O que é Valor Venal?

O valor venal é um balanço realizado pelo Poder Público sobre o preço de determinados bens, sejam eles imóveis ou não.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A principal funcionalidade do balanço é ser o exemplo para o cálculo de determinados impostos e taxas no âmbito judicial ou administrativa.

Para realizar a estimativa do valor venal, são estabelecidas regras prescritas na lei que diversificam entre o tempo e o lugar em que o item se encontra, e segundo o seu tipo e espécie.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Geralmente, o valor venal é ligado a imóveis e é calculado utilizando o preço que a unidade imobiliária alcançaria em uma operação de compra e venda simples, considerando a função da área da edificação, as características do imóvel.

Normalmente para saber qual o valor venal de um determinado imóvel, é necessário consultar os passos a serem seguidos com a prefeitura da cidade no qual o imóvel se encontra, tendo como referência os dados do imóvel.

Algumas cidades possuem sistemas que possibilitam a realização da estimativa do valor venal pela internet. Geralmente essa informação é disponível a todo público, não sendo necessário ser dono para descobrir o valor venal de um imóvel.

Sendo assim, possuindo todos estes documentos do imóvel e seguindo todas as instruções do seu município é possível calcular o valor venal de um imóvel.

Como calcular o Valor Venal?

Segundo os critérios para se obter o valor da estimativa, o cálculo do valor venal é realizado através de uma seguinte fórmula:

V= A x VR x I x P x TR

Sendo:

V= valor venal do imóvel, bem ou item;

A = área do bem, imóvel ou item;

VR = valor do metro quadrado dos imóveis próximos;

I = idade do imóvel;

P = fator posição, do qual varia conforme a localização do imóvel em relação à área próximo a ele;

TR = Fator tipologia da residência ou do imóvel, no qual é relativo às características da construção.

Valor Venal X Valor de Mercado?

Geralmente a diferença entre o valor venal e o valor de mercado de um imóvel se dá ao cálculo, no qual o valor de mercado utiliza outros fatores para o seu cálculo.

Portanto, o valor de mercado como descrito é o valor pelo qual o imóvel poderá ser vendido.

Devido a isso o valor de mercado de um imóvel, bem ou item é muito mais complexo, pois se utiliza de várias variantes como capacidade financeira de quem irá comprar o bem, necessidade de recursos por parte do vendedor, entre outros.

Através disso, podemos ter um imóvel com valor venal de R $100 mil e ter seu preço de mercado é de R $150 mil. Sendo assim, ambos variam bastante do preço de compra e venda dos imóveis no mercado.

Logo, nesse, o cálculo do IPTU utiliza como base o valor de R $100 mil. Já para a venda, a inclusão dos impostos será sob o montante de R $150 mil.

O que é Valor de Mercado?

O valor de mercado é referente ao valor que um produto atinge no mercado, baseando-se na concorrência de mercado e lei de oferta e procura. Geralmente se contrapõe o valor de mercado ao valor real do produto.

Esse método acontece nas empresas, pois o valor de mercado é o resultado da multiplicação do valor atual da ação da companhia, multiplicada pelas ações existentes da mesma, obtendo seu valor de mercado.

Tendo o valor de mercado, é necessário avaliar o comportamento de uma companhia, através de múltiplas variáveis que podem influenciar de forma positiva ou negativa o valor das ações.

Em outras palavras, é observado que o valor de mercado varia e é dado quando o valor das ações de uma empresa está sendo negociado no mercado financeiro, durante um determinado tempo.

Geralmente esse valor varia ao longo do tempo, baseado normalmente no preço em que as ações negociam de acordo com as flutuações do mercado.

As variações das ações de uma empresa podem variar de acordo com notícias veiculadas na imprensa, crises econômicas, crises internas, entre outros.

Além das próprias variações do mercado que podem afetar as ações de uma companhia positivamente ou negativamente.