O que é Valor Presente?

O valor presente é um método usado para indicar o quanto um montante ou ativo vale no tempo atual dele.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Geralmente os investidores utilizam esse método para descobrir qual o valor real de um bem e como ele se altera com o passar do tempo.

As interferências externas e o manuseio do ativo, bem como o seu uso, influenciam seu aumento ou diminuição de importância que ele possui dentro de um cálculo do seu valor atual.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

A definição do valor presente tem como objetivo indicar qual é o valor desse ativo, em relação aos tempos atuais e quais as prospecções futuras sobre ele.

O valor presente se forma através de cálculos e variáveis que influenciam diretamente a definição do valor futuro e que também o definiram o valor no passado.

Supondo que a inflação age sobre a taxa de juros e que a taxa altere o valor futuro, a inflação é um dos condicionantes que fez parte da formação do valor presente atual.

Com este processo há maior facilidade em observar a composição dos preços das ações, que evoluem a cada dia.

Em outras palavras, conforme o valor futuro se concretiza, ele se transforma automaticamente em valor presente.

Como calcular o Valor Presente?

O valor presente pode ser calculado da seguinte forma, imagine um investimento: o investidor realizará uma aplicação no valor de R $1.000, para resgatar esses recursos daqui a um ano.

Esta aplicação do investidor será remunerada por uma taxa de juros de 10% ao ano.

Os R $1.000 aplicados no presente momento representam uma saída de caixa para o investidor.

O dinheiro não estará, durante todo o tempo em que permanecer aplicado, disponível para compras, doações ou mesmo para investimento em outras aplicações.

Chamamos o primeiro evento do fluxo de caixa de Valor Presente, porque, segundo a lógica do investimento, esse é o valor da aplicação inicial.

Após um ano com o dinheiro aplicado, com a taxa de juros de 10% que remunera essa aplicação, o investidor poderá resgatar os R $1.000 mais R $100 de juros.

O valor total resgatado, de R $1.100, é chamado de valor futuro e o dinheiro aplicado volta a ficar disponível para o investidor fazer o que quiser com ele.

Sendo assim o investidor usará a seguinte fórmula para o cálculo correto do seu valor presente:

VP = VF/ (1 + i)t

  • VP = Valor Presente.
  • VF = Valor Futuro.
  • i = Taxa de Juros Vigentes.
  • T = Tempo entre o primeiro e segundo elemento.

O que é Valor Futuro?

O valor futuro é um método muito importante para investir dinheiro. Normalmente é utilizado, pois por mais que se aceite o risco de uma operação, o investidor sempre visa o lucro.

Por isso o valor futuro ou future value sempre estará diretamente ligado ao investidor e a qualquer tipo de operação que ele opere na bolsa.

O valor futuro em si é o preço determinado de um investimento em uma data futura, no qual o montante investido terá seu valor atualizado.

Geralmente o que determina a diferença entre a aplicação original e o recebido é a taxa de juros, que atua como sobre o valor do ativo investido.

Em outras palavras, ter R $10 mil hoje não é o mesmo que ter R $10 mil daqui a vinte anos. O valor de face da moeda continua sendo R $10 mil, mas o poder de compra será menor.

Com isso, os juros recebidos devem manter o poder de compra do investidor e compensá-lo pelo tempo de aplicação.

Normalmente o valor futuro é aplicado em empresas, imóveis e outros investimentos em ativos. No qual manifestam seus valores pela economia, inflação e outras variáveis.

Por fim, o valor futuro não possui um valor estático e sempre está sujeito a margem de erros para mais ou para menos, porém ela dá ao investidor um horizonte de investimentos em seus ativos.