O que é Valor Nominal?

O Valor de Face ou valor nominal de uma nota, instrumento ou título. Sendo assim, o valor declarado de um ativo e não o valor recebido. Portanto, ambos valores são a mesma coisa no mercado financeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Valor Nominal é quando uma organização emite um título e o valor nominal desse título equivale a quantia em dinheiro que o título irá valer em seu vencimento.

Grande parte dos investidores realizam a compra de títulos pois representam um investimento com retornos seguros.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Geralmente as rentabilidades são pagas em parcelas regulares, fornecendo renda até o vencimento do título

Após isso, o investidor recebe os lucros dos seus investimentos de volta. Em outras palavras, eles pretendem manter o vínculo até o vencimento dos papéis.

O valor nominal é o preço vigente no momento do cálculo, ele é o valor emitido e escrito em um título ou aplicação, por exemplo. Os valores nominais são os que não são ajustados pela inflação, quando falamos de economia de um país.

O valor nominal é normalmente utilizado para comparação de moedas estrangeiras com uma moeda nacional.

Este valor difere essencialmente de seu valor real por não considerar a evolução dos preços na economia (a inflação).

Sendo assim, o valor nominal é seu valor facial, e não é o valor necessariamente pago ou recebido pelo título.

Diferença entre Valor Nominal e Valor Real

Imaginando um produto comprado, o valor da nota fiscal seria o valor nominal e o valor real contaria com a desvalorização que acontece com o tempo e começa ao sair de uma loja.

Ou também uma nota de real, por exemplo, por mais que o valor nominal, escrito na nota, seja de dois reais, com a desvalorização da moeda o valor real é bem inferior.

O significado de valor nominal difere completamente do significado de valor real. Em geral, a diferença entre valor nominal e valor real é expressa da seguinte forma:

  • Valor nominal: é o valor que aparece no certificado de um valor de renda fixa, por exemplo uma hipoteca ou um bônus. Tal valor exprime a quantia da dívida no momento do vencimento;
  • Valor real: é o valor que considera o efeito da inflação sobre o ativo ou o título, definindo, assim, um novo custo.

Assim sendo, podemos dizer que o valor real é um valor ajustado. O seu objetivo é de exprimir o poder aquisitivo de uma quantia com o passar do tempo e com as flutuações da economia.

Para converter o valor nominal em valor real é necessário que o investidor que vá calcular use um ano base para o cálculo.

Com isso, utiliza-se um índice de preços de inflação para aquele ano e para conversão de tais medições, as quais serão baseadas nos preços vigentes no ano base.

Abaixo do par, acima do par e ao par

Quando um ativo tem seu valor menor que o valor nominal, diz-se que ele está abaixo do par.

No caso de ações, elas podem ser negociadas abaixo do par quando a emissão das mesmas está acompanhada de incorporações de reservas.

No caso específico das ações, elas podem ser subscritas abaixo do par quando a emissão está acompanhada, integralmente ou não, de incorporação de reservas.

Quando a cotação do ativo está acima de seu valor nominal diz-se que ele está acima do par. Neste caso, o adquirente do título paga a mais pelo ativo, considerando seu valor real.

Também se refere à expressão acima do par quando o valor de subscrição de um título (ação ou obrigação) é superior ao seu valor nominal. Neste caso, o subscritor paga um prêmio ao emissor.

Quando o valor de um ativo está igual ao seu valor de face, diz-se que ele está ao par. No caso de ações, o valor ao par é, meramente, um registro contábil e não serve a outro propósito.