O que é Valor Líquido do Ativo - NAV?

O Valor Líquido do Ativo - NAV é o valor de cada ação expresso como ativos menos passivos de cada ação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Valor Líquido do Ativo - NAV é o valor restante quando os passivos são subtraídos dos ativos. Se o valor for positivo, a parte é considerada solvente, se o valor for negativo, a parte é considerada insolvente.

O valor líquido do ativo – NAV geralmente é mais associado a fundos mútuos. É calculado no final dos negócios todos os dias e é referido como o valor patrimonial líquido por ação.

O NAV de um fundo mútuo pode variar diariamente como resultado de flutuações do mercado que afetam os investimentos do fundo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Calcular passivos para uma corporação pode ser um pouco mais complicado do que para um indivíduo.

Além de empréstimos, hipotecas e dívidas operacionais, a empresa deve incluir dividendos diferidos e impostos não pagos que vencerão dentro de um ano.

Imposto retido na fonte, imposto sobre desemprego, imposto sobre imóveis e impostos sobre propriedade pessoal precisam ser considerados.

O valor líquido do ativo - NAV considera apenas ativos tangíveis, não intangíveis, que ajudam a determinar seu potencial de ganhos futuros.

Como calcular o Valor Líquido do Ativo - NAV?

A fórmula para compreender o cálculo do Valor Líquido do Ativo – NAV, se dá na seguinte equação:

(Valor de mercado dos títulos pertencentes ao fundo + caixa e outros ativos - total de todos os passivos do fundo) / número de ações em circulação.

Alguns investidores podem querer colocar desconto em alguma destas contas. Fica a critério de quem as calcula. O valor patrimonial é o total dos ativos menos os passivos.

Se uma empresa possuir muitos ativos intangíveis (como ágio de aquisição, por exemplo) pode ser que exista uma divergência grande entre o valor do NAV e o VPA.

Além das empresas e grandes corporações, os cálculos do patrimônio líquido também são importantes para organizações sem fins lucrativos.

Embora instituições de caridade não existam para obter lucro, um valor positivo do patrimônio líquido é necessário se a organização planeja crescer.

As fundações e outros grandes doadores costumam revisar os balanços e orçamentos das instituições de caridade antes de fazer doações ou doações.

Eles fazem isso para verificar se a organização permanecerá solvente e é capaz de cumprir seu objetivo de caridade.

Entendendo o Valor Líquido do Ativo - NAV

Para melhor entendimento do NAV, é sempre bom citar um exemplo. Supondo que um ativo tenha um NAV de $200 milhões e possui $1 milhão de ações ou cotas emitidas em um determinado dia.

Ou seja, o NAV por Ação será de $200. Uma pessoa que investiu R $1 milhão nesse dia, receberá 5.000 ações ou cotas desse ativo.

Logo, assim que a aplicação for efetuada, o NAV do ativo passará a ser de R $201 milhões. Assim, o fundo poderá usar esse dinheiro para fazer novos investimentos.

A avaliação do NAV é importante, pois, caso nesse mesmo investimento o NAV fosse de R $160 milhões e o NAV por Ação fosse de R $160, com o mesmo investimento de R $1 milhão, o investidor levaria 6.250 ações ou cotas.

No contexto de Fundos Mútuos (Mutual Funds), o NAV é calculado uma vez por dia com base no preço de fechamento da composição da carteira do fundo.

Todos os ativos têm seu NAV calculado diariamente no fim do dia para fins de relatório, porém, podem ser calculados durante o intraday várias vezes durante o dia.

Vale lembrar que estou citando muito sobre conceitos de contabilidade e cada vez mais entraram mais conceitos sobre.

Contabilidade é uma segunda língua, é a língua das empresas. Procurar entender sempre mais um pouco sobre ela é fundamental para avaliar companhias.