O que é Valor Intrínseco?

O valor intrínseco é o nome utilizado para se referir às características internas, ou seja, dos aspectos interiores de determinada coisa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Na economia, esse termo é usado para realizar a avaliação que é feita para ponderar investimentos nos mercados acionários e opções.

Sendo assim, o objetivo é calcular o valor real de um ativo e usar dessa informação como ferramenta para uma tomada de decisão sobre exercer a oportunidade de compra ou venda.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O valor intrínseco pode ser entendido como o preço justo de uma ação. Porém, nem sempre esse preço será igual à cotação do mercado.

Por exemplo, uma ação pode estar sendo cotada a um preço e ter um valor intrínseco diferente.

Isso porque esse método se baseia no Valuation, ou seja, no que a empresa vale e não no quanto a ação está sendo negociada.

Após o cálculo do valor intrínseco o investidor tem à sua disposição uma opção para ajudá-lo na construção de sua carteira de investimento. Por isso, o investidor deve escolher ativos cujo preço atual seja inferior ao calculado por ele.

Com isso o investidor consegue obter um preço justo na compra ou venda de suas ações minimizando o risco de grandes perdas operando no mercado de ações.

Valor Intrínseco no mercado de ações

No mercado de opções também é muito utilizado o conceito de valor intrínseco, todavia de uma forma diferente de ser aplicada.

Quando falamos em valor intrínseco nos derivativos estamos definindo o quanto uma opção pode apresentar de retorno se for exercida.

Assim, o valor intrínseco de uma opção é alto se o strike dela estiver fora do dinheiro, porém, de forma que o investidor tenha lucro na operação, seja ela de compra ou de venda.

O conceito de valor intrínseco é um pouco subjetivo, o que leva algumas pessoas a se confundirem e até mesmo desacreditarem uma forma de analisar ações que já foi provada no tempo.

De forma resumida, pense sempre na frase de Warren Buffett e aplique-a no seu dia a dia que esse conceito se torna mais claro e abre boas oportunidades de ganhar dinheiro na bolsa de valores

Através deste uso, o valor intrínseco é uma boa opção para quem opera no mercado de ações e busca grande rentabilidade.

Valor Extrínseco X Valor Intrínseco

Essa é uma pergunta muito comum entre os investidores. Uma das maiores diferenças entre os dois valores é o fato do valor intrínseco analisar o impacto de aspectos internos no valor do tempo de um ativo.

Por outro lado, o valor extrínseco avaliará os impactos de aspectos externos no valor do tempo de um ativo financeiro.

Existe também o questionamento para saber se um é melhor que o outro. Podemos dizer que não, pois o valor intrínseco e o valor extrínseco são indicadores para complementar um investimento de um ativo. Portanto, não se anulam.

O valor intrínseco é muito importante para toda a tomada de decisão dos investimentos.

A partir de uma análise bem-feita com o valor intrínseco em mãos você pode escolher empresas que estejam sub precificadas pelo mercado para investir e assim realizar bons lucros com o passar do tempo e a valorização dos ativos.

Do mesmo jeito você também pode identificar assimetrias inversas na sua carteira e se desfazer de empresas que podem se desvalorizar bastante com o tempo. 

Através disso, é interessante usar os dois métodos para encontrar boas oportunidades de investimentos em ativos financeiros.

Porém, é necessário acertar essas métricas aos objetivos e seu perfil de investidor para tomar decisões no mercado financeiro. O conceito terá relação com o que o investidor busca ao investir.