O que é Valor Futuro?

O Valor Futuro é um método muito importante para investir dinheiro. Normalmente é utilizado, pois por mais que se aceite o risco de uma operação, o investidor sempre visa o lucro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por isso o valor futuro ou future value sempre estará diretamente ligado ao investidor e a qualquer tipo de operação que ele opere na bolsa.

O valor futuro em si é o preço determinado de um investimento em uma data futura, no qual o montante investido terá seu valor atualizado.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Geralmente o que determina a diferença entre a aplicação original e o recebido é a taxa de juros, que atua como sobre o valor do ativo investido.

Em outras palavras, ter R $10 mil hoje não é o mesmo que ter R $10 mil daqui a vinte anos. O valor de face da moeda continua sendo R $10 mil, mas o poder de compra será menor.

Com isso, os juros recebidos devem manter o poder de compra do investidor e compensá-lo pelo tempo de aplicação.

Normalmente o valor futuro é aplicado em empresas, imóveis e outros investimentos em ativos. No qual manifestam seus valores pela economia, inflação e outras variáveis.

Por fim, o valor futuro não possui um valor estático e sempre está sujeito a margem de erros para mais ou para menos, porém ela dá ao investidor um horizonte de investimentos em seus ativos.

Como calcular o Valor Futuro?

Para saber qual a fórmula para calcular o valor futuro de uma aplicação depende de alguns pontos, como o valor a ser aplicado, o tempo e o índice de valorização do ativo e sua taxa de juros, por exemplo.

Para realizar o cálculo do valor futuro utilizamos a seguinte fórmula:

VF = VP (1+ i) elevado a n

No qual VP representa o valor presente, i é definido como a taxa de juros e n é o prazo de maturação (em dias, meses, anos).

Supondo que uma aplicação tenha sido feita no valor de R$10 mil com juros a 10% ao mês e prazo de 10 meses. O cálculo seria:

VF = 10.000 . (1+0,10)10

VF = 10.000 . 2,593742

VF = 25.937,42

Sendo assim o valor futuro de um investimento nessas condições é de R$25.937,42, dando ao investidor um horizonte sobre seu investimento no futuro.

Geralmente este cálculo é o mesmo utilizado para calcular o valor futuro de um ativo em qualquer ocasião, por isso é bastante utilizado pelos investidores.

O que é Valor Presente?

O valor presente ou present value são geralmente bastante utilizados em empresas para descobrir a viabilidade de projetos e investimentos.

Com isso, os dados de fluxo de caixa ou montante investido em mãos, é possível compreender o valor futuro do dinheiro. Sendo assim estimado qual o valor real dos ganhos futuros no investimento dos ativos

Em outras palavras, o valor presente é uma estimativa de ganhos para evitar prejuízos ou desvalorização do dinheiro parado por não o fazer render.

Tanto o valor futuro, quanto o valor presente são essenciais para o investidor compreender o valor que o dinheiro tem no momento atual.

O valor presente e valor futuro são essenciais para que uma empresa possa se auto avaliar. E, ainda, para que um investidor possa avaliar uma empresa e se ela representa ou não um bom ativo para receber seus recursos financeiros.

Com isso o investidor passa a ter uma margem de possibilidades e acompanhamento do seu investimento a longo prazo minimizando os riscos de grandes perdas no seu investimento.

Por fim, os valores futuros e presentes são utilizados como formas de compreender a valorização do dinheiro em um determinado tempo de investimento.