O que é Valor Econômico Adicionado?

O Valor Econômico Adicionado ou Economic Value Added são uma métrica para medir o lucro econômico de uma organização em um período estimado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essa métrica mede o desempenho financeiro da organização e é calculado deduzindo o custo do capital investido do seu lucro operacional

Em uma empresa, o valor adicionado é a contribuição adicional de um recurso, atividade ou processo para a fabricação de um produto ou prestação de um serviço.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O Valor Econômico Adicionado representa o custo de oportunidade do capital aplicado por credores e investidores como forma de compensar o risco assumido.

Na economia um bom investimento é aquele que tem a capacidade de gerar um maior retorno sobre o capital investido.

Por isso é necessário o cálculo do Valor Econômico Adicionado de uma empresa, pois é por ela que os credores ou investidores veem se o investimento é viável para aquela organização.

Sendo assim, para a empresa ser viável é necessário que ela gere uma receita maior do que o seu custo operacional.

Por fim, o Valor Econômico Adicionado é bastante útil para detalhar se o capital foi bem investido no sentido de geração de riquezas, medindo a lucratividade real de um negócio, empresa ou organização. 

Como calcular o Valor Econômico Adicionado?

Para realizar o cálculo do Valor Econômico Adicionado, é necessário que se observe os seguintes aspectos, como o Lucro Operacional Líquido, Capital Total Investido, Custo Médio Ponderado de Capital.

Após atentar-se a estes componentes formamos a fórmula para realizar o cálculo do Valor Econômico Adicionado.

Valor Econômico Agregado = Lucro operacional líquido – (Capital total investido x Custo Médio Ponderado de Capital)

O valor obtido pela fórmula corresponde ao valor que a empresa deve atingir para que os acionistas obtenham um retorno significativo sobre seus investimentos. Supondo que uma empresa apresente o seguinte:

  • Lucro operacional líquido após impostos = 5.380.000;
  • Investimento total de capital = 3.300.000;
  • Custo Médio Ponderado de Capital = 15,60%.

Aplicando os valores na fórmula de Valor Econômico Adicionado, teremos:

EVA = 5.380.000 – (3.300.000 X 0,156) = 4.865.200.

Com o resultado, obtemos um valor positivo mostrando que o Valor Econômico Adicionado é o suficiente para cobrir os custos operacionais da empresa.

Caso a empresa apresente o resultado negativo, é visível que a empresa não teve lucro o bastante para cobrir seus custos, e seria economicamente inviável. 

Com isso o Valor Econômico Adicionado se tornou uma ferramenta indispensável para os investidores, por se tratar de um ótimo indicador de empresas para se investir.

Importância do Valor Econômico Adicionado ao investidor

As empresas devem gerar lucros superiores ao seu custo de capital e operacional aos investidores para serem consideradas um bom investimento.

As empresas são realmente chamadas de lucrativas se gerarem riqueza para seus stakeholders, ou seja, todos aqueles envolvidos diretamente ou indiretamente com a organização. 

Entretanto, o lucro operacional da empresa, após o pagamento imposto de renda e demais impostos, será o bastante para pagar os juros às instituições financeiras e para dar o retorno desejado pelos acionistas, através de dividendos, juros sobre capital, entre outros.

O Valor Econômico Adicionado é importante por se tratar de um indicador de desempenho financeiro da empresa em questão, permitindo ao investidor saber se o investimento naquela empresa é algo benéfico e com um retorno significativo. 

Com isso o cálculo do Valor Econômico Adicionado é algo indispensável aos investidores, por se tratar de um indicador que minimiza riscos e perdas de investimento por parte do investidor.

Entretanto, esses indicadores não são índices de criação de riqueza, sendo essa um método muito importante para os investidores que utilizam análise fundamentalista para basear suas decisões de investimentos.