O que é Valor Agregado?

O valor agregado é um método utilizado para avaliar o benefício que vai além das finalidades da mercadoria ou do serviço comprado pelo consumidor.

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A qualidade ao atender e do item vendido ou qualquer outra questão que possa ser visto pelo consumidor como algo positivo e que ajuda a somar para a fidelização e impulsionar os resultados da companhia. 

Simplificando podemos dizer que o valor agregado é a qualidade que uma companhia complementa em sua mercadoria ou serviços antes de apresentá-los aos consumidores ou stakeholders.

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Normalmente o valor agregado é utilizado em mercadorias que possuem alta compatibilidade em com seus adversários no mercado de atuação e tem o objetivo de apresentar aos clientes um recurso que garanta maior distinção de valor das mercadorias.

Devido a isso, uma companhia pode produzir uma mercadoria inovadora ou manter a sua imagem em um determinado produto genérico.

Ao fidelizar valor a produtos e serviços, essa empresa interessa mais os clientes garantindo a alta da sua receita. 

Como visto acima, esse valor agregado vai além do valor monetário do produto oferecido pela companhia. É algo bastante subjetivo, que o cliente percebe como um benefício ou diferencial exclusivo.

Apesar de um bom produto, e um bom atendimento agregar valor à sua marca ou produtos, é importante destacar que só isso não é suficiente.

Afinal, gentileza e educação ao lidar com os clientes é indispensável. Assim, as companhias precisam ir além e verdadeiramente surpreender o público.

Métodos para aumentar o Valor Agregado

Geralmente para aumentar o valor agregado de uma companhia, há algumas dicas que podem ser seguidas, entre elas estão:

  • Conhecer o mercado de atuação: O mercado consumidor possui diversas flutuações. Para evitar se enganar, é necessário realizar uma análise profunda sobre as relações entre clientes e empresas em seu ramo de atuação.

Fique atento para descobrir quais são as necessidades de seu público-alvo e crie campanhas de marketing adequadas e atrativas. Além disso, é extremamente válido acompanhar como seus concorrentes lidam com seus problemas. 

  • Treinar a equipe: Para que uma empresa tenha sucesso, é necessário ter um time de profissionais bem capacitados e treinados.

Eles devem utilizar as técnicas e estratégias mais modernas em suas atividades para agregar valor à sua produção.

Ou seja, promova constantemente cursos e treinamentos visando aumentar a qualidade e a produtividade em sua empresa. Certamente isso irá agregar valor ao seu produto.

  • Diálogo: Um empresário de sucesso deve criar um ambiente de trabalho em que todos possam dialogar, trocar informações e sanar dúvidas em relação ao processo produtivo de maneira rápida e clara.

Consequentemente, mostre que todos são importantes e necessários e escute o que eles têm a dizer em relação à sua gestão. Além disso, esteja aberto também a negociar com seus fornecedores. 

  • Processo Produtivo: Todo empreendimento têm algo em comum: sempre há algo a ser encontrado e aprimorado em suas gestões.

Valor Agregado na indústria

A produção de uma mercadoria e o valor agregado nos processos de produção dela são denominados de valor agregado da indústria.

Esse valor agregado industrial mostra o preço de um serviço ou de uma mercadoria produzida. Para chegar a esse valor também é preciso considerar quando acabou a produção. 

Essa é a base de cálculo do Imposto sobre valor agregado, sistema de tributação utilizado em diversos países da Europa. 

Para determinar o quanto um setor contribui para o PIB é preciso verificar a diferença entre a receita total do setor e o custo total de insumos em um determinado período.

A receita é determinada pelo volume de vendas do produto. Já os insumos incluem os gastos com matérias-primas, energia e serviços.