Vale (VALE3) informou nesta terça-feira (23), através de fato relevante, que em linha com seu plano de retomada de produção de minério de ferro, foi retirado o nível de emergência da barragem Itabiruçu.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A barragem Itabiruçu está localizada no Complexo de Itabira, após profunda análise sobre suas caraterísticas geotécnicas.

A partir deste momento, a barragem está desinterditada e dentro dos parâmetros legais de segurança.

Sobre a barragem Itabiruçu

Em outubro de 2019, derivada de avaliação da própria Vale e acordada com órgãos de fiscalização externos, foi suspensa temporariamente a disposição de rejeitos na barragem Itabiruçu.

Durante a paralisação, a barragem adotou o protocolo de emergência em Nível 1, de acordo com a Agência Nacional de Mineração, que não requer evacuação da população a jusante. Ao longo desde período, permaneceu válida a Declaração de Condição de Estabilidade. 

A retirada do nível de emergência veio após a realização de uma extensa campanha de investigação geotécnica da estrutura, que teve duração de cerca de um ano.

Nesse período, com o apoio do Engineer of Record (EoR) e demais empresas especializadas, foram realizados diversos estudos de fundação, geologia, método construtivo, entre outros, que indicaram, com maior precisão, as condições atuais da barragem.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Todo o trabalho foi acompanhado pela assessoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e validado pela ANM. 

Sobre o complexo de Itabira

Em 2020 foram produzidas 23,9 Mt de minério de ferro no complexo de Itabira, substancialmente abaixo dos 40 Mpta de capacidade potencial do complexo.

A adequação da segurança da barragem Itabiruçu é mais um passo importante na retomada dos 400 Mtpa de capacidade de produção de minério de ferro no final de 2022.

Resultado da Vale no Terceiro Trimestre de 2020

O resultado da Vale (VALE3) no terceiro trimestre de 2020 (3t20), divulgado no dia 28 de outubro, apresentou um lucro líquido de R$ 15,6 bilhões, alta de 141,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda da Vale atingiu R$ 30,9 bilhões no 3t20, apresentando crescimento de 66,2% na comparação com o 3t19.

A margem Ebitda da Vale totalizou 53,3% no 3t20, apresentando crescimento de 7,6 pontos percentuais na comparação com o 3t19. 

A Margem líquida da Vale atingiu 26,0% no 3t20, apresentando crescimento de 10,1 pontos percentuais na comparação com o 3t19.

As ações da Vale (VALE3) acumulam alta de 3,26% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 92,96% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.