A Vale (VALE3) informou nesta sexta-feira (8) que seu conselho de administração aprovou a criação de uma empresa da união com a Ningbo Zhoushan para construção e operação do chamado “Projeto West III” em um porto na China.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O projeto consiste na expansão das instalações do Porto de Shulanghu, na província chinesa de Zhejiang.

A parceria vai desenvolver um pátio de estocagem e berços de carregamento, disse a companhia em comunicado ao mercado.

Ao participar do projeto, a Vale garantirá uma capacidade portuária total de 40 Mtpa em Shulanghu, o que ajudará a Vale a otimizar custos em sua cadeia de valor”, disse a companhia.

Segundo a mineradora, o investimento tem valor total de US$ 624 milhões, incluindo a aquisição de direitos de propriedade e o desenvolvimento da capacidade portuária de 20 milões de toneladas por ano (Mtpa).

O investimento ainda inclui a construção de um novo pátio de estocagem e dois berços de carregamento, sujeitos a aprovações regulatórias.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A Vale deterá 50% da joint venture e ambas as partes pretendem obter empréstimos de terceiros de até 65%, mas não menos que 50% do investimento total.

“Com essas premissas, a contribuição de capital da Vale para o projeto variará entre 109 milhões e 156 milhões de dólares, aproximadamente”, estimou.

A construção do projeto, que deve durar até três anos, terá início após ambas as partes obterem as aprovações antitruste e outras autorizações regulatórias na China.

“O projeto garantirá capacidade portuária estratégica para a Vale na China, uma vez que o porto de Shulanghu permite a atracação de navios Valemaxes e a otimização dos custos de transporte e distribuição da Vale.”

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters e Valor Econômico