O governo de Minas Gerais e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) decidiram notificar nesta quarta-feira, 19, a mineradora Vale (VALE3) para que a empresa adote medidas preventivas em 18 barragens, todas elas com algum nível de emergência declarado em Minas Gerais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com as fortes chuvas de dezembro e janeiro, o governo estadual e o MPMG notificaram as mineradoras Vale, Arcelor Mittal (ARMT34) e Minérios Nacional S/A para que prestassem informações sobre as condições de suas estruturas.

Com base nas informações, foram identificadas as 18 estruturas com "ocorrências", todas da Vale.

De acordo com o ofício, a Vale terá o prazo de dez dias para detalhar o cronograma das ações a serem adotadas nessas barragens, como mitigar processos erosivos no entorno das estruturas e fazer a limpeza dos sistemas de drenagem interna, além de reduzir a contribuição pluvial da bacia de drenagem para o reservatório.

Das 18 estruturas que deverão passar por intervenções, três estão em nível 3 de emergência, classificação de situação de "ruptura iminente ou em curso".

São as barragens Sul Superior, B3/B4 e Forquilha III. Apesar do nível emergencial, elas não sofreram danos diretos pelas chuvas, apenas dificuldades de acesso pela empresa.

Para essas barragens, as notificações solicitam medidas para o tratamento dos processos erosivos nos entornos e para a garantia da manutenção das estruturas.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Outro Lado

A Vale informou em nota que avaliará o teor da notificação enviada pelo governo de Minas Gerais e do Ministério Público.

A empresa ressalta que as estruturas em nível de emergência 3, classificação de situação de "ruptura iminente ou em curso", já são normalmente acessadas apenas por equipamentos remotos e não apresentam alteração estrutural.

"As três barragens já tiveram suas respectivas contenções finalizadas e as comunidades da Zonas de Autossalvamento (ZAS) evacuadas desde 2019", informou a Vale.

"As equipes técnicas fazem neste momento uma avaliação aprofundada para conduzir as melhorias necessárias nas estruturas."

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da Vale no Terceiro Trimestre de 2021  

resultado da Vale (VALE3) no terceiro trimestre de 2021 (3t21), divulgado no dia 28 de outubro, apresentou um lucro líquido de R$ 20,2 bilhões no 3t21, apresentando crescimento de 29,5% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.  

O Ebitda da Vale atingiu R$ 36,2 bilhões no 3t21, apresentando alta de 10,4% na comparação com o 3t20.

A Margem bruta da Vale atingiu 53,9% no 3t21, apresentando retração de -1,9 pontos percentuais na comparação com o 3t20.

As ações da Vale (VALE3) acumulam alta de 4,29% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 9,85% nos últimos 12 meses. 

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.