Os bancos são empresas que se caracterizam por ser historicamente muito lucrativas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O negócio consiste basicamente em oferecer crédito para seus clientes com altos spreads e cobrança de taxas pelos serviços prestados. 

Os bancos digitais apareceram para revolucionar esse mercado.

Nos últimos anos, os bancos digitais foram ganhando a atenção dos investidores e o Nubank (NUBR3) é o último exemplo disso, fazendo seu IPO na bolsa nos Estados Unidos recentemente.

Não podemos avaliar os bancos digitais da mesma forma que fazemos com os bancos tradicionais.

Bancos digitais possuem uma estratégia de crescimento e modelo de negócio diferente.

Muito crescimento é esperado deles e terão que trabalhar e inovar bastante para conseguir monetizar sua crescente base de clientes.

Para assim, talvez em algum momento, atingir as taxas de lucratividade dos bancos tradicionais.

O desafio que os bancos digitais têm pela frente não é pequeno não.

Porém, não é dos bancos digitais que vamos falar hoje.

Gostaria de apresentar o banco ABC (ABCB4). Uns dos poucos bancos brasileiros com controle internacional e autonomia local.

O Arab Banking Corporation (ABC), controlador do banco, é um dos maiores bancos do Oriente Médio e Norte da África e tem sua sede em Bahrain. 

O banco ABC conta com suporte operacional e de crédito do seu controlador. Isso oferece uma segurança extra em momentos desafiadores com baixa liquidez de mercado

Diferente dos bancões tradicionais, que oferecem crédito para pessoas físicas, o banco ABC está focado no crédito para empresas de médio e grande porte.

Também atua no mercado de capitais e fusões & aquisições

No seu segmento de atuação a competição é forte, mas são poucos os players com capacidade para atuar de forma eficiente nessa área. 

O banco leva muitos anos operando no segmento corporate e conhece muito bem esse nicho de mercado

Sua expertise na avaliação de riscos de crédito de empresas é fundamental para conceder crédito de forma eficiente. Minimizando assim os riscos do banco e aumentando os ganhos de rentabilidade

Devido ao seu perfil conservador, o banco dificilmente vai ter um ROE muito acima do seu custo de capital

Mesmo assim, o indicador de rentabilidade sobre o patrimônio líquido está voltando ao patamar pré-pandemia e já supera os 10%. 

O maior risco do banco se encontra na possível inadimplência dos seus devedores. Porém, esse risco é bem administrado pela análise detalhada do risco de crédito de cada um dos clientes. 

Embora a distribuição de dividendos tenha diminuído expressivamente em 2020 devido à pandemia e restrições dos reguladores, o banco entregou dividendos de forma ininterrupta nos últimos 10 anos e de forma crescente. 

Histórico de dividendos distribuídos pelo Banco ABC
Histórico de dividendos distribuídos pelo Banco ABC. Fonte: GuiaInvest PRO


Em 2021 foi retomado o ritmo habitual de distribuição de proventos, oferecendo novamente dividendos robustos para seus sócios.

Um dos principais indicadores para avaliar bancos é o P/VP. Atualmente a empresa está sendo negociada a 0,8 P/VP. Ou seja, seria como pagar R$ 0,80 por uma nota de R$ 1. 

O banco está buscando expandir a sua atuação no segmento de empresas médias. 

Atualmente a receita vinda desse tipo de cliente representa pouco mais de 6% da receita total no ABC. 

Acredito que essa vertical tem potencial para aumentar significativamente no futuro. Pois a penetração nesse segmento ainda é baixa e representa uma boa oportunidade de crescimento para as atividades do banco. 

Após um 2020 cheio de desafios por conta da pandemia, a empresa tomou as medidas necessárias e o seu resultado melhorou, voltando ao patamar pré-pandemia

→ Você Tem o Mapa dos Dividendos Mensais? Baixe Grátis o Calendário de Dividendos.

No entanto, o preço da ação não refletiu ainda o retorno da lucratividade

Gráfico de Preço e LPA da ABCB4
Gráfico de Preço e LPA da ABCB4. Fonte: GuiaInvest PRO

O preço da ação no curto prazo é mais impactado pelo cenário macroeconômico do que pelos resultados da empresa.

No longo prazo, o que determina a evolução do preço da ação é o resultado operacional e financeiro, junto aos projetos bem executados.

Com o ROE atual ultrapassando novamente 10% e sendo negociado abaixo de 7X o P/L, a empresa se encontra numa faixa de preço atrativa para compra.

É preciso considerar o bom histórico da gestão, distribuição de dividendos, o payout em torno de 45%, a previsibilidade da receita e o potencial de crescimento da carteira de crédito no segmento “Middle”.

Com isso, o Banco ABC cumpre os requisitos para fazer parte de nossa Seleção de Dividendos.

Se você gostaria de montar uma carteira de dividendos vencedora no longo prazo, tenho um convite para te fazer: veja aqui o Poder do Dividendo Crescente

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.