Já ouviu falar da Jalles Machado (JALL3)?

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A companhia tem uma usina de cana de açúcar localizada em Goiás que produz principalmente etanol e açúcar (tanto refinado quanto orgânico).

A usina também produz levedura, sanitizantes e energia elétrica. 

A JALL3 é uma ação pouco comentada no mercado financeiro, mas que vale ser acompanhada de perto.

A empresa possui vantagem em relação a geração de receitas frente às concorrentes, pois ela é diversificada em produtos não commoditizados, que atualmente representam 35% das receitas.

O fato de 35% da receita ser oriunda de produtos sem interferência do câmbio e da precificação das commodities beneficia a consistência do caixa, criando um pouco mais de previsibilidade e reduzindo a volatilidade característica do setor.

Do lado operacional, Jalles Machado é uma das melhores empresas do setor, com alguns dos menores níveis de custo de produção segundo a consultoria FG/A.  

Hoje, a Jalles é a segunda maior produtora de açúcar orgânico do mundo, ainda que no Brasil o consumo do açúcar orgânico seja baixo, o mundo é altamente consumidor. 

A Jalles é a maior exportadora global do produto. 

Essa linha de negócios é muito importante para a empresa, uma vez que se trata de um setor de alto crescimento que apresenta uma rentabilidade superior ao do açúcar em sua versão commodity.

Os resultados da Jalles estão incríveis:

Resultados da Jalles Machado (JALL3)
Resultados da Jalles Machado (JALL3).

No entanto, vale destacar que setor de açúcar e etanol podem estar passando por um momento muito oportuno, pois existe uma combinação de câmbio desvalorizado e preços elevados de açúcar e etanol

Quando o cenário mudar, as margens podem espremer.

Mas a boa notícia é que isso não seria nada grave.

A empresa possui um caixa de aproximadamente R$ 1 bilhão, representando 3,5x às obrigações de curto prazo, ou seja, possui muita liquidez. Além disso, existe uma grande possibilidade da empresa partir para aquisições, agregando cada vez mais valor ao negócio.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Mas será que existe um desconto no preço das ações?

Bom, se compararmos com o seu par em nossa bolsa de valores, a resposta é sim.

Veja a comparação entre a JALL3 e a SMTO3:

IndicadorJALL3SMTO3
EV/EBITDA3,335,75
EV/EBIT5,6312
P/L9,3311
ROE24,28%22,37%

Vale mencionar que neste tipo de empresa, pode ser melhor avaliar EV/EBIT ao invés de EBITDA (usinas de Açúcar e Etanol) em função do papel relevante que a depreciação e a amortização (D&A) exercem no resultado das empresas do setor.

O preço adequado em um setor com vida própria ajuda a explicar o desempenho acima do Ibovespa desde o IPO da JALL3 em fevereiro deste ano, com uma alta superior a 3% contra uma queda de 9% do IBOV.

Nós estamos de olhos abertos para a JALL3 para a carteira do Joias da Bolsa, recomendo que faça o mesmo.

Os assinantes receberão todas as orientações em primeira mão.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.