A Usiminas (USIM5) informou nesta segunda-feira (10), através de fato relevante, que em função das intensas chuvas na região de Itatiaiuçu/MG, em níveis expressivamente superiores à média histórica, as operações de sua controlada Mineração Usiminas (MUSA) foram temporariamente paralisadas. 

As atividades deverão ser retomadas quando as condições climáticas melhorarem e permitirem acesso seguro às minas e o funcionamento adequado de equipamentos, bem como após uma revisão das condições das instalações em geral.

A empresa esclareceu que, por ora, a paralisação da MUSA não deverá afetar o fornecimento de matéria prima para a Usiminas, e que serão utilizados estoques da própria MUSA para o fornecimento.

Adicionalmente, e também em razão das fortes chuvas na região, informamos que a MUSA acionou neste sábado, 08/01, o nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens da Mineração (PAEBM) para sua Barragem Central, desativada desde 2014.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja as 3 Empresas com Maior Potencial de Valorização na Bolsa

O Nível 1 significa um estado inicial de alerta e não representa comprometimento dos fatores de segurança da barragem, não requer a retirada de moradores das áreas de risco e nem o toque de sirenes.

Informe o DDD + 9 dígitos