O USD Coin (USDC) é uma criptomoeda da classe de stablecoin projetada para um mundo em que as transações digitais estão se tornando mais comuns.

Com um valor mais estável e pareado ao dólar, esse "dinheiro digital" facilita o envio de valores e busca a integração da tecnologia blockchain com o setor financeiro tradicional.

Como um padrão aberto e um contrato inteligente público, o USDC cresceu rapidamente.

Já são centenas de empresas, produtos e serviços que suportam o padrão USDC, incluindo carteiras digitais, protocolos DeFi e serviços de pagamento. 

Conheça mais dessa "criptomoeda estável" e como o USDC está criando valor para todo o ecossistema blockchain.

Qual Criptomoeda Comprar Hoje? Baixe Grátis o Relatório da Criptomoeda Promissora para 2022".

O que é USD Coin (USDC)?

USD Coin (USDC) é uma stablecoin (criptomoeda estável) atrelada ao dólar americano na cotação de 1:1, ou seja, 1 dólar para 1 USDC.

Isso significa que cada unidade desta criptomoeda em circulação é lastreada a U$1 que é mantido numa reserva de dinheiro e títulos do Tesouro Americano de curto prazo. 

Com a premissa de ter um valor estável, esse token de código aberto criado na rede Ethereum, facilita o envio de valores e a integração entre as a tecnologia blockchain e o setor financeiro tradicional.

Quem são os fundadores do USD Coin?

Foi lançada em 2018 pela empresa americana Centre, consórcio entre a exchange Coinbase e a fintech Circle, atualmente a USD Coin é uma das stablecoins mais conhecidas do mercado cripto.

O principal nome por detrás do projeto é o cofundador e CEO da Circle, Jeremy Allaire.

Para explicar a criação do USDC, Allaire diz que acredita que "uma internet aberta para a troca de valores pode transformar e integrar o mundo de forma mais profunda, eventualmente eliminando barreiras econômicas artificiais e tornando o mercado global mais eficiente e inclusivo, conectando todas as pessoas do planeta.”

Em 2020, a Circle e a Coinbase anunciaram uma grande atualização no protocolo e smart contract do USDC a fim de facilitar o uso do USD Coin para pagamentos do dia a dia.

Diferentemente de muitos empreendimentos de criptomoedas, a Centre conseguiu obter a conformidade regulatória, abrindo caminho para sua expansão internacional. 

Em 2021, a Circle abriu o seu capital por meio de um SPAC.

Como o USD Coin funciona

O USD Coin oferece uma maneira de usar moedas do mundo real em aplicativos blockchain.

Cada USD Coin é lastreado por ativos em dólar, como dinheiro e títulos do Tesouro dos EUA de curta duração, de modo que sempre é possível resgatar 1 USDC e receber em troca U$1.

Para garantir a transparência, uma empresa independente de contabilidade, a Grand Thornton, é encarregada de verificar mensalmente os níveis de dinheiro que são mantidos na reserva e garantir que correspondem ao número de tokens em circulação, mantendo sua paridade 1:1 com a moeda dos Estados Unidos.

O USDC está disponível como um token ERC-20 na sua rede nativa, a Ethereum, mas também já se expandiu para Algorand, Solana, Stellar e Tron.

Vantagens do USD Coin

O USD Coin (USDC) é uma solução prática para transações financeiras, além de ser uma forma de dolarizar o patrimônio se protegendo da inflação e da perda de valor da moeda frente ao dólar.

Entre as principais vantagens estão:

Estabilidade de preço

O USDC é uma stablecoins, ou seja, tem seu lastro em algum ativo da economia real. Por isso, estas criptomoedas são mais estáveis e tendem a ter variações menos abruptas que o bitcoin (BTC), ether (ETH) e outros criptoativos.

Enquanto que as criptomoedas podem sofrer uma variação grande em pouco tempo, os stablecoins não costumam variar mais do que 2% ou 3% para cima ou para baixo.

No caso do USD Coin, seu preço está atrelado ao dólar americano na proporção de 1 para 1.

Transparência

O projeto da USD Coin se destaca por sua transparência.

A Circle, empresa criadora do USDC, está  localizada nos Estados Unidos e sujeita a diversas regulamentações do mercado financeiro tradicional.

Integração entre os mercados cripto e tradicional

O USDC busca ser uma ponte entre o sistema financeiro tradicional e o mercado de criptoativos e tem sido utilizado por diversas empresas e projetos.

Fundos auditados 

As reservas de lastro da moeda digital são auditadas mensalmente por uma empresa independente.

Essa é uma garantia a mais para o investidor de que ele poderá sacar a qualquer momento seu USDC, tornando-o uma das opções mais seguras e transparentes de dolarização digital do patrimônio.

A Centre inclusive disponibiliza para consulta pública todos os seus relatórios de auditoria independente desde o seu lançamento.

Qual Criptomoeda Comprar Hoje? Baixe Grátis o Relatório da Criptomoeda Promissora para 2022".

Histórico de preços do USDC

Uma vez que o USD Coin tem seu preço atrelado ao dólar americano, seu preço está estável em torno de USD 1 desde o lançamento, com pequenas flutuações na casa dos milésimos de fração em momentos de maior estresse do mercado.

Já o seu preço em Reais (BRL) oscila conforme a taxa de câmbio entre as duas moedas. 

Como comprar USDC

Você pode comprar USDC nas principais exchanges de criptomoedas, utilizando moeda fiat para convertê-las em USDC. 

A corretora realiza todo o processo de intermediação do negócio, tornando-o mais fácil e seguro.

Outra forma de adquirir USDC é através de transações P2P (ponta a ponta).

Estas acontecem sem um intermediador e o USDC é comprado diretamente de alguém que já possui o ativo em carteira. 

Se optar por esse tipo de negociação, procure vendedores referenciados para evitar golpes.

Qual Criptomoeda Comprar Hoje? Baixe Grátis o Relatório da Criptomoeda Promissora para 2022".

USD Coin vale a pena?

O USD Coin (USDC) é uma moeda digital para uso no dia a dia e uma porta de entrada para o ecossistema mais amplo, uma vez que é utilizado por smart-contracts e protocolos de finanças descentralizadas.

Manter esta stablecoins pode ser uma alternativa para se expor ao dólar.

Porém, lembre-se que o objetivo de uma stablecoin não é ser um investimento.

Ele funciona de modo diferente da proposta de investimento de criptomoedas comuns, como bitcoin e ethereum, já que a valorização dos stablecons é mínima.

Embora o controverso stablecoin Tether (USDT) continue sendo o líder de mercado, o USD Coin (USDC) está lentamente ampliando sua participação no mercado e já ultrapassou o concorrente em termos de oferta total na rede Ethereum.

Qual Criptomoeda Comprar Hoje? Baixe Grátis o Relatório da Criptomoeda Promissora para 2022".

Informe o DDD + 9 dígitos