O que é Upside?

O termo upside é utilizado para expressar um potencial de alta de um determinado ativo no mercado financeiro. Geralmente esse potencial é descrito em porcentagem.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Sendo assim ele se refere a previsão de quanto percentualmente um determinado ativo pode subir no período analisado.

O índice de upside pode ser utilizado como uma ferramenta para acompanhar a atividade dos ativos no mercado financeiro e realizar uma auditoria sobre possíveis adições ao portfólio do investidor.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

A leitura do upside é de grande importância ao investidor, devido a sua capacidade de indicar se um papel ou ativo está sendo negociado abaixo do mercado e menor que ele vale, sendo assim, é analisado se há uma oportunidade de valorização futura.

Podemos descrever o upside como uma ferramenta de ajuda ao investidor na antecipação e previsão dos preços dos papéis.

Devido a isso o método é utilizado pelo investidor para rentabilizar em cima de papéis em depreciação no mercado e que possuem forte chance de valorização futura.

Porém como toda ferramenta ou método de operação no mercado financeiro possui riscos, não é diferente com o upside, que demanda muito estudo do mercado para uma boa preparação da ferramenta.

Como calcular o Upside?

A ferramenta upside é criada a partir de uma análise técnica e detalhada sobre os aspectos de evolução da empresa e o histórico de valores do ativo, realizado por um analista de investimentos ou corretoras de investimentos.

Geralmente na análise fundamentalista, se é observado, entre outros pontos algumas características da empresa, como:

  • Capacidade de geração de receita de uma companhia;
  • Potencial aumento na margem de lucros da companhia;
  • Gerenciar os custos organizacionais de uma empresa.

Já na análise técnica, que é mais focada nos títulos detidos pela companhia a avaliação é realizada através do:

  • Histórico de preços dos ativos da companhia;
  • A movimentação de títulos ou ativos negociados no mercado pela companhia.

Após as análises detalhadas, o agente de corretagem tenta antecipar o preço dos papéis no futuro, prevendo através das análises a rentabilização ao seu cliente.

Por exemplo, podemos supor que um ativo será negociado no mercado a R $8,00, porém o agente de investimentos acredita-se que se valorizará até R $12,00 e recomenda a compra ao seu cliente.

Supondo que o cliente aceite a recomendação e adquira o ativo e nesse cenário a previsão do agente de investimentos se cumpra, o valor contabilizado pelo cliente é de R$ 5,00 e o upside, 50%.

Vantagens do Upside

O upside é muito vantajoso para aqueles investidores que desejam realizar seus investimentos e minimizar os riscos de perdas de investimentos.

Uma das, se não a principal vantagem do upside é conseguir rentabilizar em cima de ações depreciadas momentaneamente no mercado, porém altas chances de elevação futuramente.

Porém para que essa vantagem seja obtida corretamente e não parcialmente é importante focar nas análises técnicas realizadas por investidores profissionais, agências de corretagens ou investidores curiosos e estudiosos.

Isso porque a base de um resultado com o upside é, sem dúvidas, uma boa análise técnica da empresa na qual deseja adquirir os papéis depreciados para realmente ver se há a possibilidade de variação dos mesmos.

A análise técnica é uma maneira de entender as flutuações nos valores das ações no mercado financeiro por meio do estudo de gráficos e de dados econômicos das companhias.

Geralmente a técnica de upside é bastante utilizada entre investidores sejam eles iniciantes ou veteranos. Isso porque ela oferece baixos riscos e alta possibilidade de lucratividade sobre ativos.

Entretanto, é sempre recomendado ao investidor que irá utilizar o upside, que saiba se essa é, de fato, uma boa opção é conhecer o seu perfil de investidor e que esteja de acordo com seus objetivos financeiros.