A Unipar (UNIP6) é uma daquelas empresas que se não fosse pelo seu ilustre investidor Luiz Barsi, provavelmente não chamaria muito a atenção dos investidores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Atuando num mercado super concentrado o que lhe concede boas margens de lucro, também vem carregada de riscos de movimentações entre os poucos players que ali atuam.

A empresa hoje produz soda, cloro e PVC que são usados nos mais variados segmentos da economia.

Portanto, apesar de ser uma empresa atrelada a commodities, ela tem uma característica de perenidade de acordo com Barsi.

Eu diria que do lado da demanda, sim, ela é perene.

Já com relação aos preços e seu resultado eu já não diria o mesmo. 

O próprio diretor financeiro da empresa sabe disso e afirmou que onde ela pode mesmo atuar é nos custos, já que a receita estará atrelada a preços que são formados internacionalmente.

Fato é que a empresa sempre se mostrou muito competente e entrega resultados robustos e positivos já a bastante tempo.

Sua distribuição de dividendos é boa, apesar de sempre ficar longe do pelotão da frente dos dividendos dominado por elétricas por muito tempo. 

A distribuição de proventos da Unipar fica na casa dos 4 a 5% de Dividend Yield.

Atualmente o que tem levado a empresa para os holofotes é a provável venda ou combinação dela com outra companhia.

O controlador da empresa está aproveitando o bom momento que a empresa vive para promover este negócio.

Nos últimos dois anos a sua cotação se multiplicou por quatro, muito embalada pela melhora nos preços das commodities adjacentes.

Ao que tudo indica já existem até propostas na mesa do controlador. Ele já contratou uma empresa para assessorá-lo nesse processo e ajudar a decidir pela melhor alternativa.

Fato é que teremos novidades vindo por aí a respeito da Unipar Carbocloro.

De nosso lado, ficamos só olhando com um balde de pipoca no colo. Ainda mais agora que as coisas podem mudar de rumo e não sabemos qual ele seria.

Barsi gosta muito da empresa porque ela sempre pagou dividendos para ele e tudo indica que continuará. 

Mas pense que esse dividendo de por cento ao ano é muito relevante para ele, ainda mais levando em conta que Barsi já era sócio da ação quando ela não valia nem 10% do valor de mercado atual. 

Ele inclusive já atua como dono do negócio, já que é vice-presidente do conselho de administração e é o segundo maior acionista da empresa.

Não tente espelhar a decisão de um megainvestidor para você. 

As situações são completamente diferentes. O que serve a um, não necessariamente servirá ao outro, a depender da governança.

Na carteira do Canal Seleção de Dividendos buscamos minimizar esses riscos societários, para que nenhum assinante fique com uma bomba em contagem regressiva na mão.

Tranquilidade na carteira de ações é um mantra aqui dentro.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.