O que é Unicórnio - Startups?

O termo Unicórnio – Startups é utilizado para empresas que crescem em ritmo acelerado são conhecidas como Startups Unicórnio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Geralmente startups são empresas em fase inicial, com poucos funcionários e que possuem modelos de negócio com alavancagem rápida. Sempre utilizando muita tecnologia em suas ideias.

O nome unicórnio se dá para os startups que alcançam valor de mercado de um bilhão de dólares, são empresas iniciantes que já são multimilionárias.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

 O termo unicórnio surgiu em 2013 pela fundadora do fundo de investimentos Cowboy Ventures, Aileen Lee, para se referir a 39 startups que tiveram uma valorização de mais de US$ 1 bilhão.

Com a criação do termo, eram consideradas startups unicórnios apenas empresas de softwares, criadas após 2003 de capital privado e superior a US $1 bilhões. Hoje essa limitação não existe mais.

Uma startup unicórnio pode ser de qualquer área de atuação, desde que atenda os requisitos de uma startup e que tenha um valor superior a US $1 bilhão.

Segundo o levantamento da CB Insights existem aproximadamente 379 Startups Unicórnios pelo mundo, entre elas há as cinco primeiras:

Característica das Startups Unicórnio?

Segundo o termo criado por Aileen Lee  que é fundadora da empresa de investimento-anjo Cowboy Ventures, uma startup unicórnio tem a característica básica de ter  o valor de mercado de US$1 bilhão antes de abrir capital na bolsa de valores.

Isso é feito pois entende-se que quando uma empresa realiza um IPO, ela é considerada uma empresa consolidada no mercado, perdendo as características de uma startup.

Ao abrir capital, ela diz ao mercado que aceita todo tipo de investidor, que, por sua vez, conta com a reputação da empresa para assegurar o retorno do seu investimento.

Sendo assim, alcançar esse valuation bilionário sem a necessidade de abrir capital na bolsa de valores é um feito muito difícil entre as startups e deve ser reconhecido.

Para chegar a esse valuation, as startups unicórnio apresentam características que as tornam altamente escaláveis e lucrativas. Entre elas estão:

  • Inovação: As startups devem possuir viés de inovação, procurando sempre solucionar problemas que facilite a vida da sociedade como um todo;
  • Valor de Mercado: Esse requisito é conquistado pelas startups devido ao seu alto grau de conhecimento e desenvolvimento no projeto, atraindo investidores públicos ou privados que fortalecerão o capital da companhia e talvez transformá-la numa unicórnio
  • Foco no Cliente: A startup deve focar nos problemas de amplos clientes, assim conquistando e fornecendo as soluções para ele, há uma ampliação da carteira de clientes, consequentemente aumento do valor investido na empresa;
  • Investimento em Tecnologia: Junto com a solução dos problemas dos clientes é necessário em toda startup tecnologia mais avançada o possível, para que seja usada algumas práticas de machine learning, big data, entre outros;

Startups Unicórnio brasileiras

No Brasil possuímos algumas startups unicórnio 100% criadas aqui no país, no qual estão se estruturando para ficarem propícias a investimentos maiores. Entre elas aqui estão algumas:

  • Nubank: é uma instituição financeira digital, fundada em 2013, criada para desburocratizar os bancos físicos, sem papelada, agencia física, entre outros;
  • 99: A 99 é uma organização de mobilidade urbana, fundada em 2012, com o intuito de facilitar a mobilidade da sociedade através de corridas de carro, pedidas por um app pelo usuário;
  • Stone: A Stone é uma instituição de pagamentos, fundada em 2013, com a finalidade de aderir ao mercado das máquinas de cartão, realizando pagamentos e despontando neste tipo de atuação do mercado.

Além disso, há outras startups unicórnio como a Movile, Gympass, Loggi, Quinto Andar, Loft, Arco Educação, entre outros.