O que é Underwriting?
O termo underwriting normalmente é usado para alinhar o processo de uma empresa que visa o aumento de capital via subscrição pública, no qual contrata uma intermediária financeira para emitir as suas ações no mercado financeiro.
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As intermediárias financeiras que realizam esse tipo de operação são responsáveis por juntar a empresa ao investidor, utilizando seu nome.
O processo de underwriting pode ter três aplicações diferentes, por se tratar de um processo destinado ao mercado primário, desde que as aplicações estejam devidamente regulamentadas pelo Banco Central.
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Entre as aplicações estão elas:
- Underwriting stand-by: Na aplicação de underwriting stand-by, a única preocupação da underwriter é negociar os títulos durante um tempo determinado.
Ao final do tempo de vencimento, a instituição financeira pode ela mesma subscrevê-las ou, então, retorná-las à companhia.
- Underwriting firme: Já nessa outra aplicação, também conhecida por underwriting straight, o underwriter promete subscrever todos os títulos antes de mandá-los aos investidores, atuando como um intermediário e assumindo os riscos da operação.
- Underwriting melhor-esforço: Por fim, neste último método a preocupação que a underwriter tem que assumir é realizar o esforço necessário para encontrar interessados nos títulos, na busca de repassá-los.
Mostrando que o acordo realizado é de se comprometer para tal finalidade e não de subscrever todos os títulos.
O risco de um Underwriting?
No mercado financeiro, a situação que mais acontece em um underwriting é o seguro. Para que um serviço de seguro seja bem empregado, é necessário que muitas pessoas utilizem o seguro.
Geralmente esse evento ocorre devido à variedade do risco auxilia na mitigação, colocando os relatórios favoráveis a instituição subscritora.
A independência de conseguir espalhar o risco em uma grande quantidade de pessoas deixa viável que muitos sinistros aconteçam sem afetar a instituição seguradora.
Sendo assim, uma vez que a instituição tenha sido achado para uma apólice, o capital que a instituição subscritora mostra no instante do investimento entra como garantidor de que o pedido pode ter o pagamento efetuado.
Com isso, podemos tirar a finalidade de que o processo de underwriting é sem sombra de dúvidas, necessário para a melhor definição e minimização dos riscos à para se assumir em um mundo capitalista globalizado.
Seguindo esse ponto, temos que o processo de underwriting é uma necessária operação no mercado financeiro, por dar um retorno e estabilidade em investimentos de acionistas e instituições intermediárias subscritoras.
Como funciona o Underwriting?
O underwriting ou subscrição, é um método de intermédio para captar recursos de títulos.
Geralmente as companhias interessadas em aumentar capital no mercado, emitem novas ações e as oferecem aos seus investidores atuais, que possuem preferência de compra.
Por ser um processo complexo, exigindo conhecimento específico acerca da transação, organização e concretização da venda, surgiram as instituições que se especializaram neste tipo de procedimento.
As underwriters são instituições, empresas ou companhias que têm como foco a especialização no underwriting.
Simplificando, para resumir o processo de underwriting ou subscrição, seguimos os passos a seguir para que ele aconteça corretamente:
- Uma organização ou instituição governamental identifica que não tem recursos financeiros disponíveis para investimentos;
- Em seguida a organização vai atrás de uma instituição focada no processo de underwriting;
- Logo após isso acontece a escolha do processo de subscrição, depois a instituição subscritora analisa os riscos;
- Por fim, os ativos são operados no mercado de acordo com o processo de underwriting escolhido, os ativos são devolvidos ou não à empresa emissora.
Com isso completamos os passos para realizar a subscrição de recursos financeiros e realizamos de forma simplificada como ocorreria o processo de underwriting.
Por fim, o processo de underwriting é algo já comum no mercado financeiro, tendendo-se a expandir cada vez mais e se tornar uma tendência entre empresas e acionistas.