O que é Underweight?

A palavra Underweight no mercado financeiro é um dos diversos jargões utilizados no qual simboliza as operações de ativos no mercado financeiro.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

O termo underweight sinaliza um resultado abaixo do esperado de um ativo no mercado financeiro no qual foi aplicado por um investidor.

Nesse contexto, o ativo representa o significado contrário de overweight e outperform, outros jargões utilizados quando o ativo rende acima do esperado em uma operação.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

É o caso do underweight, termo em inglês cuja tradução literal seria "abaixo do peso".

Ao traduzirmos o jargão para o português, a palavra underweight é um termo em inglês cuja tradução literal seria "abaixo do peso".

Sendo assim, o jargão é uma avaliação ruim para aqueles investidores que estão aplicando em ativos de renda variável, em especial eles precisam ficar em alerta.

Uma avaliação underweight pode significar um alerta para os investidores, já que uma rentabilização menor do esperada pode significar prejuízo.

O termo é bastante utilizado em recomendações de carteiras de investimentos. Sendo assim, nas recomendações o termo é utilizado para classificar os ativos com rendimentos abaixo do esperado. 

Afinal de contas, um investimento com rendimento baixo significa perdas para quem aplicou dinheiro no ativo em questão. O jargão é bastante usado entre os operadores de operações financeiras.

Como funciona o Underweight?

Seguindo a avaliação de que um ativo mostrou resultado menor do esperado, é feito por meio das análises de ativos. Seguindo isto, as recomendações de carteiras de investimentos das corretoras são baseadas em análises.

Estas análises pode ser realizada de duas maneiras diferentes, entre elas estão:

  • Análise técnica: Análise técnica ou análise gráfica, é um modo de análise que é direcionado nos gráficos e flutuações do mercado. Os investidores que utilizam esse modo de análise estão a encontrar as tendências.

Através das tendências, os analistas veem possibilidades de determinar o melhor momento para entrar ou sair de uma operação no mercado. Em outras palavras, a análise técnica é um indicador utilizado na aplicação de um investimento. 

Entretanto uma análise técnica deve ser realizada o mais rápido possível, porém existem muitas contradições em relação ao uso da análise.

Com isso, a técnica é usada principalmente por investidores e economistas, que visam operações rápidas e com alta rentabilidade. 

  • Análise fundamentalista: A análise fundamentalista é uma das análises mais realizadas no mercado financeiro por investidores e analistas, e que futuramente pode determinar um ativo como underweight.

A análise fundamentalista é muito mais aprofundada e prolongada de ser feita do que a análise técnica. Além disso, ela é usada por grandes investidores, já que reduz os riscos de investimentos.

A finalidade da análise fundamentalista, é avaliar a companhia a fundo antes de implementá-la em seus papéis. 

O ponto fundamental desta análise é a ideia de que o preço de uma ação deve ser reflexo das expectativas de rendas futuras. Ou seja, o intuito é investir a longo prazo em empresas com perspectiva de crescimento futuro.

O que fazer com a recomendação Underweight?

Quando um investidor tem uma ação recomendada como underweight ele deve ver os relatórios das empresas de corretagens. Isso não significa que a corretora esteja correta em suas recomendações.

O mercado financeiro é imprevisível devido às suas flutuações de mercado. Por outro lado, uma avaliação underweight acende um alerta ao investidor por parte do analista.

Essa é uma boa forma do investidor que começou a operar recentemente chegue mais próximo dos termos financeiros e sentir maior confiança em suas aplicações.

Caso não sinta confiança na recomendação, é bom que o investidor procure realizar outras análises com outras corretoras para ter certeza sobre a aplicação daquele ativo.