O que é Underwater?

O gráfico Underwater, criado e popularizado por Jack Schwager, é um indicador usado para verificar o desenvolvimento de ações e investimentos.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Geralmente quando pensamos em investimentos é necessário avaliar os fundos antes de qualquer investimento.

Devido a isso é importante realizar análises a fim de evitar prejuízos e ganhar com o melhor desempenho das ações. Segundo esse caminho foi criado o gráfico underwater que é um indicador ideal para o investidor que planeja investir com segurança.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O gráfico avalia as perdas de uma aplicação em um tempo pré-determinado, não considerando os ganhos da aplicação. 

Seguindo uma análise detalhada, a ferramenta ajuda a entender o lucro de um empreendimento e garante maior segurança no investimento, gerando assim um relatório de dados que permite que o investidor verifique se é uma boa aposta em determinado investimento.

Ao visualizar o relatório o investidor pode verificar o percentual de perdas comparados com os ganhos que um investimento apresentou, sendo possível analisar o risco histórico do investimento.

Além de evidenciar a rentabilidade, constâncias e picos de quedas de ações de determinada companhia, o gráfico permite ao investidor identificar quanto tempo demorou para que a empresa ou produto se recuperasse.

Como funciona o Gráfico Underwater?

Geralmente quem utiliza o gráfico underwater são investidores experientes, iniciantes, economistas e até funcionários que fazem parte do setor de vendas de companhias o utilizam.

O uso do gráfico ajuda a criar previsões de possíveis perdas nos investimentos e desenvolver prazos de investimentos mais certos.

Além dos investidores individuais, empresas como fundos de investimento gerenciados por bancos também acabam utilizando desses índices para consultorias, aplicações em fundos monetários, poupanças, ações e outros.

O índice underwater mostra o risco de investimento para os investidores filiados ou que realizam consultorias nessas empresas, criando maior segurança na tomada de decisões de aplicação.

Além de conhecer o gráfico Underwater é necessário saber manuseá-lo para aplicar em ações de forma correta e estratégica.

Normalmente esse tipo de indicador permite ao investidor ou quem o está utilizando realizar a análise de flutuação do mercado que prevê a variação de preços das ações na Bolsa de Valores

Sendo assim, os operadores do gráfico podem verificar, dentro de um período pré-determinado, quando será a melhor hora para investir e retornos esperados em um prazo determinado de tempo. 

Mas como toda operação no mercado financeiro, o gráfico underwater é apenas um índice que ajuda o investidor a obter possibilidades sobre investidores e não crava valores e retornos concretos sobre as aplicações.

Importância do Gráfico Underwater

O gráfico underwater é um importante indicador para investidores que começaram recentemente a operar no mercado financeiro, ajudando a minimizar as perdas devido às oscilações do mercado.

O gráfico tem uma grande abrangência na tomada de decisões ao aplicar ou investir, mantendo o investidor longe dos investimentos que possam gerar grandes perdas para o investidor.

Com isso é mais viável analisar o nível de risco e de retorno de uma aplicação, demonstrando maior segurança na hora de investir.

Sendo possível ver os períodos de pico de uma determinada ação e verificar se vale a pena correr o risco daquele investimento.

O investidor também verificará através do gráfico underwater quais foram os piores momentos daquele ativo, e ver quanto tempo demorou para ele se recuperar.

O cruzamento de todos esses dados geram informações importantes para a tomada de uma decisão. Seja ela relacionada a uma gestora de fundos de investimentos ou de uma companhia.

Simplificando, o gráfico é importante para minimizar as perdas e diminuir as oscilações do mercado para o investidor, devido ao cruzamento de dados de determinado ativo gerando um relatório com uma média de risco daquela ação.