O banco central da Ucrânia disse nesta quinta-feira que reduziu o valor de sua moeda hryvnia em um quarto em resposta à força do dólar americano e ao impacto da invasão da Rússia na economia da Ucrânia.

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

A Ucrânia, que basicamente fixou sua moeda em relação ao dólar desde o início da guerra a uma taxa de 29,25 hyrvnia, viu seu poder de compra e o valor de suas exportações serem corroídos pela força do dólar, que está perto das máximas de 20 anos contra uma cesta das principais moedas.

O banco central disse que fixou a moeda em uma nova taxa de 36,57 hyrvnia, no valor de cerca de 3 centavos de dólar, marcando uma desvalorização de 25%.

"O raciocínio por trás da decisão foi a mudança nos parâmetros fundamentais do ucraniano durante a guerra e o fortalecimento do dólar", disse o banco central em comunicado.

"Esta etapa melhorará a competitividade dos produtores ucranianos, convergirá as condições cambiais para diferentes grupos de empresas e famílias e apoiará a resiliência da economia durante a guerra", acrescentou.

Kiev garantiu um acordo com credores estrangeiros na quarta-feira para suspender o pagamento de seus títulos de supervisão que serão executados do próximo mês até pelo menos 2023, em parte para oferecer algum alívio para as finanças devastadas do país, informou o Financial Times.

O grupo de credores bilaterais, que inclui Canadá, França, Alemanha, Japão, Reino Unido e EUA, disse em comunicado na quarta-feira:

"Nós, como credores bilaterais oficiais da Ucrânia, pretendemos fornecer uma suspensão coordenada do serviço da dívida devido pela Ucrânia de 1º de agosto de 2022 até o final de 2023, com a possibilidade de um ano adicional, em nossas reivindicações e consistente com as leis nacionais dos países credores."

Uma moeda mais fraca torna as exportações de um país mais baratas para compradores estrangeiros.

A Ucrânia costuma ser um grande exportador de óleo de girassol, trigo, aço, carvão e fertilizantes, entre outras commodities, mas tanto a produção quanto os fluxos foram severamente interrompidos pela guerra da Rússia no país que começou no final de fevereiro.

Fonte: Business Insider