O Twitter (TRTW34) divulgou nesta sexta-feira uma surpreendente queda na receita trimestral, a qual atribuiu às incertezas relacionadas à aquisição da empresa por Elon Musk e ao enfraquecimento do mercado de anúncios digitais.
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As ações do Twitter caíram até 2% nas negociações pré-mercado.
Aqui estão os números principais:
- Lucro por ação: uma perda de 8 centavos, ajustado, versus lucro esperado de 14 centavos, de acordo com uma pesquisa da Refinitiv com analistas;
- Receita: US$ 1,18 bilhão contra US$ 1,32 bilhão;
- Usuários ativos diários monetizáveis (mDAUs): 237,8 milhões contra 238,08 milhões esperados, de acordo com a Refinitiv.
A empresa registrou receita de US$ 1,18 bilhão no segundo trimestre, em comparação com US$ 1,19 bilhão de um ano antes.
Analistas esperavam, no entanto, receita de US$ 1,32 bilhão, segundo dados compilados pelo IBES, da Refinitiv.
O Twitter disse que a receita com anúncios aumentou apenas 2%, para US$ 1,08 bilhão.
Dada a aquisição pendente de Musk, o Twitter disse que não fornecerá orientações prospectivas para o terceiro trimestre. Também não está realizando uma teleconferência com analistas para discutir os resultados dos lucros.
O Twitter disse que os custos relacionados à aquisição foram de aproximadamente US$ 33 milhões no segundo trimestre.
O Twitter está atualmente travando em uma batalha legal com Musk sobre sua proposta de aquisição de US$ 44 bilhões da empresa.
O CEO da Tesla tentou desistir do acordo alegando que o Twitter subnotificou o número de contas de spam e fraude na plataforma e não forneceu informações solicitadas sobre contas falsas.
No início deste mês, o Twitter processou Musk e alguns de seus associados por alegações de que o bilionário “se recusa a honrar suas obrigações com o Twitter e seus acionistas porque o acordo que ele assinou não atende mais a seus interesses pessoais”.
Na terça-feira, o Twitter obteve uma vitória antecipada quando um chanceler do Tribunal de Delaware decidiu a favor de um julgamento acelerado de cinco dias, que ocorrerá em outubro.
Os resultados da empresa vêm depois que a Snap, controladora do Snapchat, anunciou resultados fracos e não divulgou projeções, citando condições “incrivelmente desafiadoras”, já que os anunciantes reduziram os gastos.
O Twitter e seus pares de tecnologia, incluindo Snap e Alphabet (GOGL34), tiveram um aumento na receita em 2021, com as marcas elevando pesadamente os aportes em publicidade online, diante de uma recuperação ante o auge da pandemia.
Mas as pressões inflacionárias e os temores de uma recessão forçaram os anunciantes a repensar seus orçamentos em 2022.
Ao mesmo tempo, o TikTok e a gigante de tecnologia Apple (AAPL34) estão conquistando participação de mercado no segmento de anúncios digitais, aumentando a concorrência.