A Tupy (TUPY3) informou nesta quarta-feira (07), através de fato relevante, que celebrou acordo de colaboração com a Westport Fuel Systems e com a AVL List GmbH, para o desenvolvimento de um motor de combustão interna (ICE, na sigla em inglês - Internal Combustion Engine) de alta eficiência, movido a hidrogênio (H2) e destinado ao transporte de cargas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A parceria visa combinar materiais de alta complexidade, tecnologias de fundição e a mais recente tecnologia H2 ICE, usando injeção direta de alta pressão (HPDI TM ).

O hidrogênio é uma alternativa promissora de energia para aplicações de transporte de carga.

Além de ser carbono neutro, tem potencial para reabastecimento rápido e pode ser usado para alimentar células de combustível e ICEs.

Embora ambas sejam carbono neutro, os ICEs de hidrogênio permitem o uso de bases tecnológicas já existentes.

A eficiência do powertrain será um fator-chave para garantir o custo acessível desse tipo de solução para ônibus e caminhões.

A fim de aumentar a eficiência e, portanto, melhorar o consumo de combustível dos atuais ICEs que utilizam hidrogênio, Tupy, Westport e AVL vão trabalhar conjuntamente no desenvolvimento de um HPDI H2-ICE.

Para lidar com altos picos de pressão, são necessários materiais e tecnologias de fundição e usinagem superiores, fornecidos pela Tupy.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Por sua vez, a AVL concluiu com sucesso o desenvolvimento do AVL Hydrogen Engine em colaboração com a Graz University of Technology, no início deste ano, enquanto a Westport também demonstrou anteriormente testes bem-sucedidos de ICE para veículos pesados com H2 utilizando HPDI.

Os primeiros resultados deste codesenvolvimento entre AVL, TUPY e Westport são esperados para 2022.

Resultado da Tupy no Primeiro Trimestre de 2021

O resultado do Tupy (TUPY3) no primeiro trimestre de 2021 (1t21), divulgado no dia 28 de abril, apresentou um prejuízo líquido de R$ 14,9 milhões no 1T21, uma queda de -92,8% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da Tupy atingiu R$ 172,6 milhões no 1T21, apresentando crescimento de 48,9% na comparação com o 1T20.

A Margem Ebitda da Tupy totalizou 11,2% no 1T21, apresentando crescimento de 0,6 ponto percentual na comparação com o 1T20.  

A Margem Líquida da Tupy atingiu -0,9% no 1T21, apresentando crescimento de 19,8 pontos percentuais na comparação com o 1T20.

As ações do Tupy (TUPY3) acumulam queda de 1,73% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 21,66% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.