
Aconteceu neste sábado (6) em Omaha, Nebraska, a Reunião Anual da Berkshire Hathaway 2023. Entre os tópicos, Warren Buffett e Charlie Munger falaram sobre crise bancária, moeda de reserva, investimento em valor, IA e muito mais.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Entre goles de Coca-Cola e mordidas de See's Candies, Buffett e seu parceiro de negócios, forneceram uma voz calma e firme enquanto respondiam às perguntas dos acionistas, apesar da recente volatilidade do mercado e das preocupações com a economia.
Isso não quer dizer que Buffett não veja alguma turbulência pela frente, mas ele está preparado e nunca vai para a cama preocupado com seus negócios.
Segundo o megainvestidor, os imóveis comerciais podem ter dificuldades com taxas de empréstimos mais altas e os bancos podem enfrentar mais pressão, mas observou que os depósitos estão seguros.
Quanto à economia, Buffett observou que seus negócios terão ganhos menores ano a ano, à medida que a atividade econômica desacelera, alertando que a era do dinheiro fácil acabou.
Quanto aos negócios da Berkshire, o Oráculo de Omaha disse que o conglomerado não vai assumir a Occidental Petroleum (OXYP34).
Ele também pareceu otimista sobre as perspectivas de investimento em valor (value investing) dizendo que “o que lhe dá oportunidades são outras pessoas fazendo coisas estúpidas”.
“Nos 58 anos em que administramos a Berkshire, eu diria que houve um grande aumento no número de pessoas fazendo coisas estúpidas, e elas fazem coisas grandes e estúpidas”, disse ele, o que significa que haverá mais oportunidades de ganhar dinheiro.
Buffett também não espera que o dólar americano seja destronado como moeda de reserva mundial tão cedo.
“Somos a moeda de reserva, não vejo opção para nenhuma outra moeda ser a moeda de reserva”, disse ele.
Charlie Munger, de 99 anos, o braço direito de Buffett, também comentou sobre a inteligência artificial. Ele disse que, embora “vai ver muito mais robótica no mundo”, ele continua “cético em relação a parte do hype da IA”.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a reunião anual da Berkshire Hathaway 2023:
Dinheiro não é lixo, diz Buffett
Buffett observou a moeda em circulação, chamando-a de “uma das figuras mais interessantes”.
“Qualquer um que pense que dinheiro em espécie é lixo deveria olhar o balanço do Federal Reserve”, acrescentou. ″É impressionante como as notas de $ 100 se espalharam. … Acredite em mim, dinheiro não é lixo.”
Crise bancária: depositantes não precisam se preocupar, diz Buffett
Warren Buffett espera que os problemas no setor bancário possam continuar, mas disse que os depositantes não devem se preocupar com seu dinheiro.
“Mantemos nosso dinheiro em espécie e títulos do tesouro na Berkshire”, disse o megainvestidor. “Queremos estar lá se o sistema bancário ficar temporariamente paralisado de alguma forma. Não deveria. Não acho que ficará, mas acho que poderia.”
O investidor bilionário teve palavras duras para as falências de bancos nos Estados Unidos e disse que deveria haver “punição” para os diretores e executivos responsáveis por qualquer má gestão.
No entanto, ele observou que os depositantes podem ter certeza de que seu dinheiro está seguro, dado o apoio do governo.
“A mensagem foi muito pobre”, disse ele. “Você não deveria ter tantas pessoas que entendem mal o fato... de que o FDIC e o governo dos EUA não têm interesse em que um banco fala e que os depósitos sejam realmente perdidos pelas pessoas.”
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
‘Não há opção’ para moeda de reserva além do dólar americano, diz Buffett
O Oráculo de Omaha disse que é improvável que o dólar americano seja destronado como moeda de reserva, mesmo em meio a preocupações com o teto da dívida.
“Somos a moeda de reserva”, disse ele. “Não vejo nenhuma opção para qualquer outra moeda ser a moeda de reserva.”
Buffett disse que ninguém entende a situação da dívida como Jerome Powell, mas ele não é o responsável pela política fiscal.
Buffett disse que as pessoas agem de maneira diferente quando desconfiam da moeda.
“Ninguém sabe até onde você pode ir com um papel-moeda antes que fique fora de controle, especialmente se você for a moeda de reserva mundial”, disse Buffett.
“Você não quer tentar escolher o ponto em que isso se torna um problema, porque então está tudo acabado.”
Buffett disse que é difícil se preparar para mudanças no teto da dívida e seu impacto no dólar, já que é uma decisão política.
Munger comparou os EUA ao Japão na forma como lidou com a dívida nacional. No entanto, disse ele, o Japão tem uma cultura diferente e não é a moeda de reserva.
“Eu realmente admiro o Japão... mas não acho que devemos tentar imitá-lo”, disse ele.
Munger apontou para sua capacidade de recomprar a maior parte de sua dívida nacional e ações ordinárias, ao mesmo tempo em que observou a “estagnação econômica”.
“No Japão, todo mundo deveria aguentar e lidar com isso”, acrescentou Munger. “Na América, nós reclamamos.”
É uma piada pensar em ‘tokens’ como moeda de reserva mundial, diz Buffett
As pessoas podem estar perdendo a fé no dólar, mas isso não faz com que seja o momento de o bitcoin brilhar, disse Buffett.
“Esqueça todos os brinquedos - é uma piada pensar em qualquer token, isso é loucura”, quando se trata da moeda de reserva do mundo, disse ele. “Mas também é uma loucura continuar imprimindo dinheiro.”
Buffett estava respondendo a uma pergunta sobre a atual tendência de desdolarização e alertou sobre até que ponto os EUA estão imprimindo dinheiro.
″É fácil para a América fazer muito, mas se fizermos muito, é muito difícil ver como você se recupera depois de deixar o gênio sair da garrafa”, disse ele.
Munger criticou isso mais duramente, dizendo que “em algum momento imprimir dinheiro para comprar barcos se tornará contraproducente”.
Buffett diz que continuará com o Bank of America
Buffett vendeu algumas ações de bancos após detectar bandeiras vermelhas, mas diz que está mantendo suas participações no Bank of America, apesar de não saber o que está reservado.
“Permanecemos com uma holding de banco..., mas originamos aquele negócio, com o Bank of America. Gosto do Bank of America, gostei da administração e propus o negócio para eles. Então, continuo com ele”, disse Buffett .
Ele disse que as recentes crises no setor bancário reafirmaram sua crença de que o público e os legisladores americanos não conseguem entender o setor bancário.
“Mas eu sei como projetar o que vai acontecer a partir daqui? A resposta é que não, porque eu vi tantas coisas nos últimos meses, que realmente não eram tão inesperadas para mim ver. Mas o que confirmou minha crença de que o público americano não entende nosso sistema bancário.”
Apple é ‘um negócio melhor do que qualquer outro que possuímos’, diz Buffett
Buffett esclareceu que a Apple não é 35% do portfólio da Berkshire, como sugeriu um questionador, porque esse número não leva em conta os negócios não negociados em bolsa de propriedade do conglomerado.
Mas Buffett falou com entusiasmo sobre a Apple, da qual a Berkshire possui quase 6%.
“Nosso critério para a Apple era diferente dos outros negócios que possuímos - simplesmente é um negócio melhor do que qualquer outro que possuímos”, disse Buffett.
Ele acrescentou que o status do iPhone entre os consumidores o torna um “produto extraordinário”, deixando-o muito feliz por possuir uma participação no estoque.
“A Apple tem uma posição com os consumidores em que eles pagam 1.500 dólares ou o que quer que seja por um telefone, seu iPhone, eles desistem de seu segundo carro. Quero dizer, é um produto extraordinário. Não temos nada parecido que possuíssemos 100%, mas estamos muito, muito felizes por ter 5.6 ou o que quer que seja por cento, e estamos encantados com cada décimo de um por cento que sobe.”
O Oráculo de Omaha acrescentou que se arrepende de ter vendido algumas ações há alguns anos.
“Eu cometi um erro alguns anos atrás e vendi algumas ações. Eu tinha certas razões pelas quais os ganhos eram úteis naquele ano do ponto de vista tributário, mas tendo me ouvido dizer isso, foi uma decisão estúpida.”
“Queremos ter bons negócios e também muita liquidez. Além disso, o céu é o limite”, disse Buffett.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Elon Musk alcançou o sucesso indo aos extremos, dizem Buffett e Munger
Elon Musk também foi citado durante a reunião. Ele e Buffett já trocaram farpas e elogios ao longo dos anos.
Para Buffett e Munger, Musk se tornou bem-sucedido “assumindo o trabalho impossível”, disseram destacando suas diferenças com o executivo de tecnologia.
“Elon Musk se superestima, mas é muito talentoso”, disse Munger.
Musk “não teria alcançado o que conquistou na vida se não tivesse tentado seus objetivos irracionalmente extremos”, continuou Munger.
“Ele gosta de assumir o trabalho impossível e fazê-lo.” Por outro lado, ele disse: “Warren e eu procuramos o trabalho fácil que podemos identificar.”
Buffet afirmou que ele e Munger “não querem competir com Elon”.
“Não queremos tanto fracasso”, acrescentou Munger.
Buffett derruba especulações de que a Berkshire assumiria o controle total da Occidental
Buffett disse no sábado que a Berkshire Hathaway não assumirá o controle total da Occidental Petroleum, a ação de energia na qual acumulou uma participação acima de 20%.
“Existe especulação sobre comprarmos o controle, não vamos comprar o controle... Não saberíamos o que fazer com ele”, disse ele.
Em agosto do ano passado, a Berkshire recebeu aprovação regulatória para comprar uma participação de até 50%.
Desde então, Buffett vem aumentando sua aposta, inclusive neste ano, elevando a participação do conglomerado na produtora de energia com sede em Houston para 23,5%.
Os movimentos alimentaram especulações de que o investidor de 92 anos poderia adquirir toda a empresa.
“Não faremos nenhuma oferta pelo controle da Occidental, mas adoramos as ações que temos”, disse Buffett.
“Podemos ou não possuir mais no futuro, mas certamente temos garantias sobre o que obtivemos no acordo original em uma quantidade muito substancial de ações em torno de US$ 59 por ação, e as garantias duram muito tempo, e estou feliz por termos eles.”
Às vezes, a diversificação do portfólio é uma ‘redução da piora’, diz Munger
A diversificação tornou-se uma regra de investimento padrão para ajudar a reduzir o risco e criar um portfólio mais resiliente, mas existe o exagero que os educadores de investimento não dão atenção suficiente, disse Munger.
“Uma das coisas fúteis ensinadas na educação universitária moderna é que uma vasta diversificação é absolutamente obrigatória ao investir em ações ordinárias”, disse ele.
“Essa é uma ideia insana. Não é tão fácil ter uma vasta infinidade de boas oportunidades que são facilmente identificadas. E se você tiver apenas três, prefiro estar nas minhas melhores ideias do que nas minhas piores.”
Algumas pessoas não conseguem distinguir suas melhores ideias das piores, continuou ele, e muitas vezes cometem o erro de pensar que o que consideram um bom investimento é melhor do que realmente pode ser.
“Cometemos menos erros como esse do que outras pessoas e isso é uma bênção para nós”, disse ele.
“Não somos tão inteligentes, mas meio que sabemos onde está o limite de nossa inteligência”, acrescentou.
“Essa é uma parte muito importante da inteligência prática. ... Se você conhece muito bem o limite de sua própria capacidade, deve ignorar a maioria das noções de nossos especialistas sobre o que chamo de ‘rebaixamento’ de portfólios.”
‘Ainda não terminamos’ com o Japão, diz Warren Buffett
Buffett disse que continuará em busca de oportunidades no Japão, dizendo que está “agradavelmente surpreso” com cada uma das cinco principais tradings japonesas nas quais aumentou suas participações no mês passado.
O Oráculo de Omaha adquiriu participações nessas empresas pela primeira vez em agosto de 2020, em seu aniversário de 90 anos.
As empresas, que se comportam de forma semelhante a conglomerados, são Mitsubishi Corp., Mitsui, Itochu Corp., Marubeni e Sumitomo.
Em abril, o presidente e CEO da Berkshire Hathaway revelou que havia aumentado sua participação em cada uma das empresas para 7,4%. Ele até fez uma viagem ao Japão para mostrar apoio aos negócios.
“Vamos continuar procurando por mais oportunidades”, disse Buffett a seus acionistas.
“A Berkshire é o maior mutuário, mutuário corporativo, fora do Japão, que existe. Não nos propusemos a ser isso. Mas acabou assim, e não terminamos em termos do que pode acontecer lá. E temos algumas operações diretas lá, como mencionei. E temos alguns parceiros realmente maravilhosos trabalhando para nós.”
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Buffett reitera que Abel será seu sucessor e discute a bancada executiva da Berkshire
Buffett, de 92 anos, reiterou que Greg Abel será seu sucessor e que outros executivos importantes serão decididos por Abel e Ajit Jain quando chegar a hora.
“Greg vai me suceder”, disse Buffett. “Ele estará sentado em uma posição em que seu equivalente - ou algo próximo ao seu equivalente, porque ele é melhor em muitas coisas do que eu - ele precisará desse substituto. Quando a pergunta vier, sabemos a opinião de Ajit sobre isso. Mas Greg provavelmente será aquele que tomará a decisão final ″, disse Buffett.
Jain, atualmente vice-presidente de operações de seguros, liderará a divisão de seguros, deixando a questão de quem serão os executivos para os outros negócios-chave.
“Ajit dará a ele seu melhor conselho, e acho que as chances são muito, muito altas de que Greg o seguiria. Mas essas não são perguntas fáceis”, continuou Buffett. “Não temos tantas pessoas que possam administrar as cinco maiores empresas de patrimônio líquido GAAP e todos os tipos de negócios diversos.”
Ele acrescentou que tais questões seriam melhor resolvidas no futuro.
“Não seria inteligente nomear essa decisão agora. ... Muita coisa pode mudar entre agora e depois.”
Oportunidade de investimento em valor vem de outros fazendo ‘coisas estúpidas’, diz Buffett
Buffett disse que os investidores se concentraram especificamente em obter oportunidades de valor quando outros tomam decisões ruins.
“O que lhe dá oportunidades são outras pessoas fazendo coisas estúpidas”, disse ele.
Ainda assim, Munger disse que os investidores em valor devem se sentir confortáveis ganhando menos porque há mais concorrência. Ele disse que há muito mais nas mãos de “pessoas inteligentes, todas tentando enganar umas às outras”.
Mas Buffett disse que essas pessoas estão tentando ser mais espertas em áreas nas quais os investidores não precisam entrar. Ele disse que o mundo está predominantemente focado no curto prazo.
“Eu adoraria nascer hoje e sair com pouco dinheiro e espero transformá-lo em muito dinheiro”, disse Buffett. “E Charlie também, na verdade.”
Buffett disse que Munger também teria uma “grande pilha” de suas decisões, mas Munger disse que não gostaria da possibilidade de sua pilha encolher.
O investidor ainda reiterou a importância de fazer escolhas racionais e disse que não se lembra de nenhuma vez em que ele e Munger tomaram uma decisão de investimento emocional.
Warren Buffett compara a IA à criação da bomba atômica
Buffett se mostrou cético quanto à capacidade da IA de substituir humanos e ciente de quanto a tecnologia já pode fazer.
"Ela pode fazer todo tipo de coisa. E quando algo pode fazer todo tipo de coisa, fico um pouco preocupado."
"Nós inventamos por uma razão muito, muito boa, a bomba atômica. E, na Segunda Guerra Mundial, foi extremamente importante que o fizéssemos. Mas é bom para os próximos 200 anos do mundo que a capacidade de fazê-lo tenha sido soltou?"
Buffett parafraseou uma citação de Albert Einstein após a divisão do átomo, que levou à criação da bomba atômica . Einstein indicou que a bomba "mudou tudo, exceto nossos modos de pensar".
“Com a IA, ela pode mudar tudo no mundo, exceto como os homens pensam e se comportam, e esse é um grande passo a ser dado”, concluiu Buffett.
Já o investidor bilionário Charlie Munger expressou ceticismo em resposta a uma pergunta de um acionista sobre o futuro da inteligência artificial – embora ele admita que ela transformará rapidamente muitos setores.
“Vamos ver muito mais robótica no mundo”, disse Munger. “Pessoalmente, sou cético em relação a alguns exageros em IA. Acho que a inteligência antiquada funciona muito bem.”
Buffett diz que a IA provavelmente não vai ‘dizer quais ações comprar’
Warren Buffett disse que, embora a IA possa ajudar a rastrear ações que se enquadram em certos parâmetros, ela tem suas limitações além disso.
″É meio estranho”, disse ele em entrevista à afiliada local da NBC em Omaha. “Eu não acho que vai dizer quais ações comprar. Ele pode me dizer todas as ações que atendem a um determinado critério, ou um critério em três segundos. Mas ele decidiu limitações de algumas maneiras. Você deveria ver as piadas surgiu.”
Buffett acrescentou que mexeu no ChatGPT três meses atrás, quando Bill Gates mostrou a ele como funcionava.
″É muito interessante”, continuou ele. “Ele pode traduzir a Constituição para o espanhol em um segundo. Mas o computador não pode contar piadas. Eu disse a Bill para trazê-lo de volta quando eu pudesse perguntar: ‘Como você vai se livrar da raça humana?’ Eu quero ver o que ele diz - e desligar antes que isso aconteça.”
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Buffett: ‘Você deve escrever seu obituário e depois tentar descobrir como viver de acordo com isso’
Quem foi à reunião anual da Berkshire para ouvir Buffett oferecer sabedoria sobre como viver bem a vida não se decepcionou.
“Você deve escrever seu obituário e depois tentar descobrir como viver de acordo com isso”, disse ele.
Buffett também enfatizou a importância da gentileza, dizendo que conhece pessoas ricas que morreram sem amigos.
Quando se trata de investir, o mais importante é não cometer nenhum erro que estrague completamente sua estratégia, disse ele, acrescentando que é preciso evitar dívidas fora do financiamento imobiliário.
“Você nunca deve ter uma noite em que esteja preocupado em investir, supondo que tenha algum dinheiro para investir”, disse ele.
Munger recomendou procurar por “gratificação adiada”.
Fonte: CNBC