O que é Trend Following?

O Trend Following é um método de operar que tem por finalidade a tendência de um ativo. Neste método, o investidor verifica se é o tempo certo para realizar a compra ou venda da ação utilizando o histórico da ação em questão.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, o acionista verifica o histórico de uma ação e a compra ou a venda quando a ação estiver em um estado de alta ou de baixa.

Vamos supor que um acionista verifique que a ação BPAC11 está com uma tendência de alta e com baixa volatilidade, o acionista então pode adquirir as ações e mantê-la até que haja uma mudança dessa tendência.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O mesmo processo ocorreria, caso a ação BPAC11 estivesse em uma tendência de queda. Entretanto, nessa situação, antes de adquirir as ações, o acionista iria prever a baixa dos seus preços pela venda à descoberto.

Quando o acionista utiliza um processo de Trend Following, o mesmo pode usar para diferentes tipos de processos no mercado.

Como funciona o Trend Following?

O método de Trend Following se inicia na verificação de uma tendência de um ativo. Quando achar essa tendência, o acionista deve adquirir ou vender a descoberto o ativo. Geralmente essa verificação é feita através de uma análise gráfica.

Porém a bolsa de valores não possui certezas quando estão relacionadas a precificação das ações. Devido a isso, processos de reversão podem acontecer periodicamente.

Para diminuir o risco na operação, alguns acionistas utilizam o processo de Stop Loss para limitar suas perdas.

Além disso, também é utilizado o processo de Stop Gain, porém nesta situação, esse processo é utilizado para dar segurança ao lucro do acionista. Sendo assim, o acionista prevê que caso a ação valorize até certo ponto, tamanho lucro dará satisfação a ele.

A operação de trend following diversas vezes é usada para processos no mercado financeiro de curta, média e longo prazo.

Riscos do Trend Following

Um dos riscos do uso do Trend Following é sobre o acionista não possuir um estudo com fundamentos sobre a precificação ou oscilação do ativo em questão.

Em outras palavras, o acionista monitora apenas o monitora a ação no período determinado para ter uma opinião, não considerando a base da análise fundamentalista.

Normalmente esse método verifica a economia e a parte financeira da empresa, além da área de atuação dela.

Através disso, situações externas ou internas são capazes de contrariar uma tendência extrema no caminho do ativo.

Estratégias do Trend Following

Há diversos meios de processos que podem ser utilizados quando o investidor usa o Trend Following. Entre os diversos processos há o das médias móveis.

Realizar a operação partindo das médias móveis de uma ação, pode ser que seja um dos processos de operação mais fáceis e conhecidos do mercado financeiro.

Para o acionista que está trabalhando as tendências de alta ou baixa, a média móvel pode se tornar um bom método na detecção das operações.

Geralmente uma média de curto prazo passa com uma acima de uma média de longo prazo, o acionista pode se deparar com uma ação que o permitirá possibilidades de aquisição pensando a longo prazo.

Através disso, há períodos nos quais os acionistas podem levá-los a um processo de venda. Normalmente pode ocorrer quando uma média curta passar abaixo de uma média longa.

Podemos mostrar que a média móvel diversas vezes é usada combinada a outros processos operados no mercado financeiro.

Essa ocorrência se dá à precariedade da operação em relação a ações que possuem grande volatilidade, no qual são tempos onde a precificação do ativo varia com muita frequência e sem direção.