O que é Transações Correntes?

As transações correntes são utilizadas nas transações mundiais, esse tipo de termo faz parte do balanço de pagamentos, assim como outros tipos de conta.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Além de transações correntes, esse método também é conhecido como conta-corrente, no qual ocorrem transações correntes que realizam a transferências de bens, serviços e as doações recebidas de uma organização de fora do país, seja uma empresa ou nação.

Geralmente se o resultado das transações correntes for negativo, conseguimos saber que mais ativos saíram da organização do entraram, já um resultado positivo mostra que mais ativos entraram na organização do que saíram. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

O que é Balanço de Pagamentos?

Balanço de pagamentos é o registro sistemático das transações econômicas realizadas, durante determinado período de tempo, entre residentes e não-residentes de um país.

A estrutura da balança de pagamentos é divida entre as seguintes contas:

  • Transações Correntes; 
  • Conta de Capital;
  • Conta Financeiras;
  • Erros e Omissões.

Trata-se de um instrumento contábil de grande importância e relevância para que seja possível analisar a economia de um país e a sua capacidade de fazer negócios com o resto do mundo.

Através da evolução e do resultado da balança de pagamentos, instituições como o Banco Central e o próprio Governo Federal podem adotar medidas que auxiliem no desenvolvimento da economia do país.

Categorias das contas do Balanço de Pagamentos

Como visto anteriormente, existem quatro contas ou categorias que em conjunto formam o balanço de pagamentos.

Transações Correntes: Na categoria das transações correntes da balança de pagamentos são lançadas todas as transações comerciais de um país no comércio exterior.

São transações comerciais, aquelas que se referem a importação e exportação de mercadorias e serviços com algum tipo de contrapartida financeira.

Com base nas transações correntes, é possível saber quanto um país comprou e vendeu no comércio internacional em um determinado período de tempo.

No encerramento de cada exercício, ou seja, de cada ano, pode-se analisar o saldo das transações correntes para determinar se um país acumulou deficit (saldo negativo) ou superávit (saldo positivo), no cenário internacional.

Com isso, temos que a categoria de transações correntes, é formada pelas seguintes balanças:

Conta de Capital: Por sua vez, a conta de capital serve para o registro de ativos financeiros entre diferentes países. Nesta conta do balanço de pagamentos, são registradas as transações unilaterais de ativos financeiros.

Também se registra nas contas de capital os ativos não-produzidos e não-financeiros dos países.

A conta financeira registra as transferências unilaterais de ativos reais, financeiros e intangíveis entre residentes e não residentes, incluindo:

  • Transferências de bens não financeiros não produzidos (cessão de patentes e direitos autorais sem contrapartida financeira);
  • Transferências unilaterais de capital que incluem ativos reais e financeiros.

Conta Financeira: A conta financeira abrange todas as transações bilaterais de ativos financeiros de um país. 

Nessa conta são registrados os investimentos realizados pelo país em outros países, como também os recebidos de outros países.

Segundo o Banco Central, a conta financeira registra fluxos decorrentes de transações com ativos e passivos financeiros entre residentes e não-residentes, incluindo:

Na conta financeira, também se registram os investimentos em empresas estrangeiras, ações e títulos de renda fixa no exterior.

Erros e Omissões: Por fim, temos a conta de erros e omissões, que nada mais é que uma ferramenta que possibilita o ajuste de erros e omissões na realização de lançamentos no balanço de pagamentos.

Em uma conferência do balanço de pagamentos, os erros e omissões encontradas são lançadas na parte de erros e omissões da balança de pagamentos.