O que é Trainee

O Trainee pode ser uma pessoa recém-graduada ou perto de se formar que é procurada por empresas para treinar em áreas de gestão da organização. Geralmente é normal que no programa de trainee a pessoa aprenda várias áreas em um prazo de até dois anos.  

Grande parte das empresas de alto porte utilizam os programas de trainee para descoberta de novos talentos, o objetivo não é só conseguir um bom empregado, mas achar novos gestores de sucesso para cargos de confiança e alta administração.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Tende-se que essa pessoa saia do programa de trainee e inicie em um cargo de gestão dentro da organização.

Além disso, os gestores de cada área da empresa têm um sistema de rotação no qual é possível aproveitar melhor as atividades e habilidades do Trainee

Vantagens em ser um Trainee

Para quem ingressa no programa, além de oportunidades de desenvolvimento e capacitação, os programas de trainee pagam excelentes remunerações e oferecem uma variedade de benefícios como assistência odontológica, previdência privada, assistência médica, seguro de vida, transporte e auxílio alimentação. 

O investimento alto se dá porque as empresas apostam que os trainees futuramente serão seus líderes e gestores.

Quem se destaca no programa de trainee possui maiores chances de crescer na empresa em um ritmo acelerado e chance de efetivação.

O Trainee está próximo aos gestores de cada área e, portanto, recebe atenção, dicas e críticas de forma bem direta. Esse contato é útil tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

O escolhido para o programa passa por diferentes funções até ser alocado na área mais adequada ao seu perfil de trabalho.

O mercado de trabalho e os empregadores valorizam muito ter uma experiência de trainee no currículo.

Isso porque eles sabem que para ser selecionado já é preciso muito conhecimento e preparo. Além disso, reconhecem que é uma experiência valiosa na questão do aprendizado e capacitação.

Desvantagens em ser um Trainee

Além de ser longo e exigir muita dedicação dos candidatos à vaga, os processos seletivos dos programas são considerados complexos e extensos, devido à elevada concorrência.

Grande parte das empresas que contratam os trainees, exigem que os mesmos mudem de cidade, estado ou até mesmo de país. Devido a isso, o candidato deve estar preparado para esta situação.

As organizações investem em grande escala nos trainees, com treinamentos de elevada qualidade. Porém, elas esperam ver resultados práticos destes treinamentos. O Interessado é considerado um funcionário em potencial e a organização espera resultados rápidos e satisfatórios do mesmo.

Os trainees devem estar preparados para quaisquer adversidades tanto no processo seletivo quanto nas organizações, visto que as empresas buscam participantes com perfil de “agressividade”, garra e vontade de crescimento profissional.

Diferença entre Estágio e Trainee

Geralmente os estágios são uma atividade de cunho educativo que visa oferecer ao estudante um ensino prático em um ambiente de trabalho.

Eles são voltados aos estudantes ainda em formação na universidade, onde cumprem uma pequena carga horária e precisam adquirir experiência, conhecimentos e habilidades em sua área.

Em geral, o estágio é uma exigência para estudantes de cursos técnicos, profissionalizantes e de graduação e precisa ser realizado para que o aluno consiga os créditos necessários para se formar.

Já o programa de trainee corresponde a um dos cargos de uma empresa, em geral, ocupado por pessoas com pouca experiência que buscam a primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Eles são dedicados aos recém-formados que querem se preparar para exercer cargos dentro de uma empresa, especialmente os de liderança.

Geralmente o trainee acabou de formar ou está em prazo final de sua graduação, tendo adquirido todas as experiências do curso e até mesmo do estágio, pronto para ingressar no mercado de trabalho em um cargo de gestão.